O Brasil já soma quase 330 mil pessoas em situação de rua, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A instituição, presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso, afirma que o Judiciário atua para garantir dignidade a essa população, por meio de ações como os mutirões do projeto PopRuaJud.
Criado em 2021, o PopRuaJud é uma política do Judiciário que organiza mutirões em várias cidades do país. Nessas ações, são oferecidos serviços como emissão de documentos, atendimento jurídico, médico, odontológico e psicossocial. Também há serviços sociais como banho, corte de cabelo, café da manhã e doação de roupas.
De acordo com o CNJ, até 2024, foram realizados 178 mutirões. A maioria das ações contou com apoio da Defensoria Pública, Ministério Público, cartórios, órgãos do Executivo e entidades da sociedade civil. Uma norma de 2021 (Resolução 425) exige que os mutirões ocorram pelo menos a cada seis meses.
Além disso, o CNJ criou o Comitê Nacional PopRuaJud, por meio da Portaria nº 180/2022, para acompanhar a execução da política nos tribunais. O grupo inclui representantes da própria população de rua.
Em 2024, outra norma (Resolução 605) passou a obrigar que todos os tribunais do país tenham comitês locais para aplicar a política. A mesma regra criou o Prêmio Nacional PopRuaJud e o Índice PopRuaJud, que serve para monitorar os resultados das ações.
O CNJ também anunciou a criação de protocolos específicos de atendimento. Um deles, voltado a meninas e mulheres em situação de rua, deve ser lançado até o fim do semestre. Já está em vigor um protocolo voltado a adolescentes em conflito com a lei.
Apesar das ações, o número de pessoas vivendo nas ruas segue alto. O CNJ reconhece que ainda há desafios, mas afirma que busca tornar essa população visível e com acesso a direitos.

JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Nova Lei de Cotas estipula critérios diferenciados para negros, indígenas e quilombolas

É hoje: R$ 2,50 pode virar R$ 250 milhões com sorteio da Quina de São João

Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, é preso durante operação da PF

Lei aprova uso de multas para custear CNH de pessoas baixa renda

Proposta para exame toxicológico para CNH A e B é vetada

Após morte de Juliana Marins, decreto sobre translado de corpos sofre alteração

Brasil receberá presidência do Mercosul em julho durante Cúpula em Buenos Aires

Autópsia revela causa da morte da brasileira Juliana Marins em vulcão na Indonésia

Mauro Cid acredita que advogados de Bolsonaro tentaram obter dados da delação
