Entrou em vigor a Lei que proíbe o uso de animais vertebrados vivos em testes de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, incluindo seus ingredientes..A exceção vale apenas para testes realizados por exigências não cosméticas de outras regulamentações nacionais ou estrangeiras — desde que comprovados documentalmente.
A legislação altera as Leis nº 11.794/2008 e nº 6.360/1976, promovendo avanços na proteção animal e na ética científica.
A nova norma veda a realização e o uso de dados de testes em animais para fins de registro e comercialização desses produtos
Também fica proibido o uso de selos como “não testado em animais” ou “cruelty free” em produtos que utilizem dados obtidos com testes em animais após a entrada em vigor da lei.
A lei ainda determina que métodos alternativos de testagem já validados internacionalmente sejam priorizados no Brasil.
As autoridades sanitárias terão até dois anos para implementar o reconhecimento e divulgação de métodos alternativos; a fiscalização do uso de dados de testes em animais e regulamentação do uso de selos e alegações nos rótulos dos produtos.
A nova lei representa um passo importante para a eliminação gradual do uso de animais na indústria cosmética e estabelece regras claras para o setor cumprir as metas éticas e legais do país.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo atualiza normas de controle pós-comercialização de produtos veterinários

Polícia identifica um suspeito de roubar obras de arte em São Paulo

Lei endurece punições e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais

"O Agente Secreto" conquista três indicações ao Globo de Ouro 2026

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 20 milhões

Mobilização nacional leva mulheres as ruas para protestar contra feminicídio

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada


Foto: niki_emmert/Unsplash 




