A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Cassandra, que mira uma organização criminosa transnacional especializada no tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual. A ação ocorre simultaneamente no Brasil e na Irlanda, em uma operação coordenada com a Europol e a Guarda Nacional da Irlanda.
Segundo as investigações, o grupo atua desde 2017 de forma estruturada e com divisão clara de tarefas. No Brasil, aliciadores recrutavam mulheres, geralmente em situação de vulnerabilidade social, prometendo oportunidades de trabalho ou melhores condições de vida na Europa. Uma vez no exterior, especialmente na Irlanda, essas mulheres eram submetidas à exploração sexual, muitas vezes em condições análogas à escravidão, sob rígido controle psicológico e financeiro imposto pelos criminosos.
Até o momento, foram identificadas ao menos 70 vítimas do esquema. A organização mantinha uma rede complexa que envolvia logística internacional para transporte das vítimas, falsificação de documentos e uso de estabelecimentos de fachada para disfarçar as atividades ilegais.
Para garantir os lucros e dar aparência legal aos recursos, os integrantes do grupo também operavam um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro e fraudes fiscais.
No Brasil, a operação mobilizou 120 policiais federais e sete servidores da Receita Federal, que cumpriram mandados de prisão e busca em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso.
Ao mesmo tempo, na Irlanda, foram feitas três prisões e buscas em residências e estabelecimentos ligados ao grupo. A Justiça Federal também determinou medidas restritivas contra os investigados, como bloqueio de bens e proibição de contato com vítimas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo atualiza normas de controle pós-comercialização de produtos veterinários

Polícia identifica um suspeito de roubar obras de arte em São Paulo

Lei endurece punições e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais

"O Agente Secreto" conquista três indicações ao Globo de Ouro 2026

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 20 milhões

Mobilização nacional leva mulheres as ruas para protestar contra feminicídio

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada


Foto: PF 



