Menu
Menu
Busca domingo, 20 de abril de 2025
Brasil

Temer reúne ministros novamente para discutir situação em Roraima

Uma reunião está marcada para as 15h desta segunda-feira no Palácio do Planalto

20 agosto 2018 - 08h27Da redação, com informações da Agência Brasil

O presidente Michel Temer irá se reunir novamente com os ministros, nesta segunda-feira (20) a partir das 15h no Palácio do Planalto, para mais uma etapa de reuniões no esforço de buscar soluções para a crise envolvendo os imigrantes venezuelanos em Roraima. Foram chamados sete ministros. O ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, viaja nesta segunda-feira para a Colômbia, onde vai discutir segurança nas fronteiras.

No domingo (19), outra reunião, no Palácio da Alvorada, Temer discutiu com os ministros por cinco horas a situação em Roraima, depois dos confrontos entre brasileiros e venezuelanos no município de Pacaraima.

Para a reunião dessa segunda-feira são esperados os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Joaquim Silva e Luna (Defesa), Moreira Franco (Minas e Energia), Edson Duarte (Meio Ambiente), Gustavo Rocha (Direitos Humanos), Sergio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional), e Grace Maria Fernandes Mendonça (Advocacia-Geral da União).

Também são aguardados o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá, os secretários executivos do Ministério da Justiça, Gilson Libório de Oliveira Mendes, e da Segurança Pública, Luís Carlos Cazetta, o diretor de Saneamento da Caixa, Antônio Gil da Silveira, e os presidentes do Ibama, Suely Araújo, da Funai, Wallace Moreira Bastos, e da Eletrobrás, Wilson Ferreira Junior.

Medidas

Na reunião de domingo, Temer e os ministros definiram medidas emergenciais para a região de Roraima, onde está uma grande concentração de imigrantes venezuelanos. De forma imediata, serão enviados 120 homens para a Força Nacional e 36 voluntários da área da saúde, que atuarão em parceria com hospitais universitários.

Os homens irão para Roraima em duas etapas: inicialmente, 60 e depois mais 60, ainda sem data definida, o que totaliza 151 homens da Força Nacional em Pacaraima, com os 31 que já se encontram no estado.

Paralelamente será realizado o ordenamento da fronteira, com controle e triagem adequados, e com a ampliação da presença da União nas áreas social e de segurança.

Há ainda a previsão de construir dez abrigos para os imigrantes. Segundo as autoridades, dois estão em fase de conclusão. Também haverá um esforço para encaminhar os imigrantes para outras regiões do país – a chamada interiorização.

Outra medida é a manutenção de um abrigo de transição, entre Boa Vista e Pacaraima, para atendimento humanitário dos migrantes que aguardam o processo de interiorização, de forma a reduzir o número de pessoas nas ruas.

Serão intensificadas as negociações para o início das obras do “linhão”, que permitirá a integração do estado de Roraima com o sistema elétrico nacional.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mulher que envenenou ovo de Páscoa que matou criança agiu por ciúmes do ex
Brasil
Mulher que envenenou ovo de Páscoa que matou criança agiu por ciúmes do ex
Ministro Alexandre de Moraes
Brasil
Julgamento do Núcleo 2 da trama golpista começa após feriado de Tiradentes
Veja o passo a passo para participar
Brasil
ProPatinhas: Governo Federal lança sistema gratuito de RG para cães e gatos
Foto: Divulgação
Brasil
Brasil tem apenas uma empresa no top 100 internacional de melhores reputações
Foto: Ricardo Stuckert
Brasil
Minha Casa, Minha Vida: Conselho do FGTS aprova nova faixa de renda de até R$ 12 mil
Mutirões tentam dar dignidade a quem vive nas ruas, diz CNJ
Brasil
Mutirões tentam dar dignidade a quem vive nas ruas, diz CNJ
Cena do programa 'The Noite', do SBT, exibida em 25 de abril de 2016
Brasil
Juliana Oliveira detalha episódio de estupro e diz que era trancada no banheiro do SBT
Presidente da China, Xi Jinping e presidente Lula
Brasil
Brasil registra recordes em importações e exportações com a China e os EUA
Plenário do CNJ -
Justiça
Desembargador é afastado pelo CNJ após publicações político-partidárias
Câmeras de segurança flagraram a vítima ensanguentada -
Brasil
Advogado do bordão 'no coco e no relógio' é preso por violência doméstica

Mais Lidas

AGORA: Jovem é baleado durante tentativa de assassinato no Tarumã
Polícia
AGORA: Jovem é baleado durante tentativa de assassinato no Tarumã
Morador de MS morre de infecção generalizada após retirar o siso
Polícia
Morador de MS morre de infecção generalizada após retirar o siso
Imagem Ilustrativa
Polícia
Homem é preso após bater na namorada em praça de alimentação de shopping em MS
Morto em confronto com a GCM é identificado
Polícia
Morto em confronto com a GCM é identificado