O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa hoje, terça-feira (23), uma série de audiências públicas para discutir ideias que podem melhorar as regras das Eleições Municipais deste ano. A vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, vai comandar as reuniões e presidirá o tribunal durante as eleições.
Ao todo, o TSE recebeu 945 sugestões da sociedade e dos partidos políticos sobre as propostas de resolução que vão definir as regras para as eleições municipais. A maioria das contribuições aborda temas como propaganda eleitoral (388 sugestões), atos gerais (165) e prestação de contas (141).
As audiências acontecerão hoje (23), amanhã (24) e quinta-feira (25), de forma híbrida (presencial e virtual), e serão transmitidas ao vivo a partir das 9h no canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Programação das Audiências
Terça-feira (23): Pesquisas eleitorais; auditoria e fiscalização; sistemas eleitorais; e atos gerais do processo eleitoral serão discutidos. No primeiro dia, 13 pessoas terão a oportunidade de falar durante a audiência. Todas as quase 1000 sugestões recebidas por meio do formulário digital entre 4 e 19 de janeiro de 2024 serão analisadas na próxima fase dos estudos para a elaboração das resoluções relatadas pela ministra Cármen Lúcia.
Quarta-feira (24): Escolha e registro de candidaturas; Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC); e prestação de contas serão os temas abordados.
Quinta-feira (25): Propaganda eleitoral; representações e reclamações; e ilícitos eleitorais serão discutidos, encerrando o ciclo de audiências.
O TSE busca garantir transparência e participação na definição das regras para as eleições municipais de 2024, considerando as diversas sugestões recebidas da sociedade e dos partidos políticos.
Acesse aqui as minutas das resoluções de 2024.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos

Lula sinaliza veto ao projeto da Dosimetria

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização

Governo regulamenta modernização da CNH que reduz em até 80% custo de documentos


Urnas de votação (Foto: Abdias Pinheiro/)



