A partir desta segunda-feira (24), entram em vigor as novas regras aprovadas pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre os recursos cabíveis contra decisões do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). As mudanças afetam casos em que a decisão questionada seja baseada em precedentes qualificados, como Incidentes de Recursos Repetitivos (IRR), Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) e Incidentes de Assunção de Competência (IAC).
Com a Resolução 224/2024, que altera a Instrução Normativa 40/2016, o TST esclarece que também se aplicam as regras do Código de Processo Civil (CPC) sobre admissibilidade de recursos extraordinários para temas com precedentes vinculantes.
Agora, o agravo interno será o recurso cabível quando o TRT negar seguimento a um recurso de revista baseado nesses precedentes. Não será mais possível entrar com agravo interno em recurso de revista (AIRR) no TST. A mudança segue o que está previsto no CPC.
Além disso, se o recurso de revista tiver capítulos que não tratem de temas pacificados, poderá ser ajuizado agravo de instrumento junto ao agravo interno. No entanto, o processamento do agravo de instrumento só ocorrerá após a decisão do TRT sobre o agravo interno.
Essas modificações visam aumentar a eficiência e a eficácia do sistema recursal, consolidando o uso de precedentes qualificados. Em 2024, cerca de 60% dos novos processos recebidos pelo TST foram agravos de instrumento em recurso de revista.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Diárias de hotéis passam a ter 24 horas a partir desta segunda-feira

VÍDEO: Temporal derruba estátua da Havan

Acordo Mercosul x União Europeia entra em semana decisiva

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União

CCJ vê contradições entre PL da Dosimetria e projeto antifacção

Petroleiros entram em greve cobrando reajuste real e fim de retrocessos

Ultrassom médica de Bolsonaro é autorizada por Moraes após pedido da defesa

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025


Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região - (Foto: Divulgação)



