A saída do ministro Waldez Góes Sabino anunciada na quarta-feira (17), integra um acordo político previamente definido em reuniões internas do governo federal. A mudança no comando da pasta faz parte de uma articulação para reorganizar o espaço do União Brasil na Esplanada dos Ministérios e ampliar o apoio parlamentar ao presidente Lula.
Com a saída de Sabino, o cargo deverá ser ocupado por Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB). Ao comentar a sucessão, Sabino elogiou o perfil do indicado. “É um jovem muito competente também, capaz”, afirmou. De acordo com apuração do UOL, a permanência do União Brasil no ministério garantiu um acordo para o apoio de deputados da legenda, hoje dividida entre governo e oposição, a Lula no próximo ano.
Nos bastidores, o entendimento é classificado como um arranjo de “ganha-ganha”, especialmente no Nordeste. O governo fortalece palanques regionais, enquanto parlamentares mais alinhados ao Planalto ganham maior autonomia para se associar ao presidente em estados onde ele mantém alta popularidade.
Questionado sobre uma possível incoerência na movimentação política, Sabino evitou comentar críticas e afirmou que a indicação demonstra que o União Brasil “já voltou” ao governo. Segundo ele, o partido tem razões próprias para se afastar ou se aproximar do Executivo. “Há várias possibilidades na mesa, menos o PL”, disse, sem detalhar os próximos passos da legenda.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Operação Sem Desconto prende secretário executivo da Previdência

Senado aprova redução de penas para envolvidos no 8 de Janeiro

"O Agente Secreto" entra na pré-lista do Oscar 2026 em duas categorias

STF conclui julgamentos e soma 29 condenações por atos golpistas

Lula cobra alinhamento político em reunião ministerial

AO VIVO - PL que reduz penas de condenados no 8 de janeiro é analisado no Senado

Bastidores indicam saída de Haddad da Fazenda já em fevereiro

Ibama diz que vaqueiro foi alvo de emboscada na TI Apyterewa

PF apura tráfico internacional de brasileiros e exploração em esquema ligado a bets


Celso Sabino (Kebec Nogueira/Metrópoles)



