Três municípios de Santa Catarina foram afetados, com ocorrências de destelhamentos, quedas de árvores e danos em diversas residências com a passagem de um tornado.
As cidades atingidas foram Xanxerê e Faxinal dos Guedes e Dionísio Cerqueira onde uma câmera de segurança registrou o momento em que o fenômeno atinge uma casa. Segundo informações da Defesa Civil, oito pessoas estavam dentro do imóvel, mas não tiveram ferimentos graves.
Ainda segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, embora a previsão inicial fosse de um ciclone extratropical, análises de radar, vistorias em campo e fotos dos estragos confirmaram os episódios que tiveram curta duração, apesar dos estragos.
Em Dionísio Cerqueira, uma casa foi arrancada pela força do vento e pelo menos 60 residências ficaram danificadas. Além disso, uma escola, uma igreja e uma empresa de ônibus registraram danos. O município decretou situação de emergência. Cerca de 30 pessoas ficaram desalojadas e duas feridas.
Já as cidades de Xanxerê e Faxinal dos Guedes, nas margens da BR-282, registraram diversas quedas de árvores e o tombamento de um caminhão sobre a pista. As equipes do CBMSC atuaram por mais de 2 horas, utilizando motosserras e equipamentos especializados.
Em 2025, Santa Catarina já registrou 15 tornados, sendo o maior número dos últimos anos. O estado está localizado na segunda região do mundo mais propícia à formação desse tipo de fenômeno, por ser uma área de encontro entre massas de ar frias e secas, vindas do sul, e quentes e úmidas, vindas do interior do continente.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral


Imagem de câmeras de segurança 



