A revisão da Lei do Programa para Incentivos ao Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande (Prodes) será debatida em Audiência Pública, na sexta-feira (12), às 9h, na Câmara Municipal de Campo Grande. A ideia é efetuar uma revisão na lei do Prodes, pois, segundo parlamentares nem sempre o incentivo dado pelo poder público retorna em forma de emprego à população. O debate foi convocado pela Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo da Casa de Leis, presidida pela vereadora Dharleng Campos.
Na audiência serão discutidas algumas mudanças consideradas necessárias para evitar brechas ou discrepâncias na legislação. A revisão já vem sendo tema frequente de debates e solicitações dos vereadores quando projetos, de autoria do Executivo, para doação de imóveis públicos e redução ou isenção de tributos às empresas são votados.
Como contrapartida, os beneficiados precisam instalar ou expandir as empresas, gerando empregos e fomentando desenvolvimento na cidade. O problema é que esse retorno nem sempre ocorre na mesma proporção do benefício concedido. “Hoje, há valor alto de receita que a prefeitura abre mão, com a doação de imóveis e isenções, mas a contrapartida de geração de emprego e renda para a população está sendo mínima. A lei não deixa claro o número de empregos de acordo com a área. Então, temos doação de áreas caríssimas, em que a empresa está gerando somente quatro ou cinco empregos”, apontou a vereadora Dharleng Campos.
A necessidade de avaliação dos imóveis doados e especificação sobre empregos gerados será um dos pontos debatidos na Audiência. A vereadora salientou que o debate atende a reivindicação de todos os vereadores, pois muitos veem duplicidade de entendimento. “A lei precisa ser clara e objetiva”, disse.
Foram convidados para o debate os conselheiros do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande (Codecon), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, Hebert Assunção de Freitas, consultores credenciados na Sedesc, além de empresários com projetos avaliados.
Compõem a Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo a vereadora Dharleng Campos (presidente), vereadores João Cesar Mattogrosso (vice-presidente), Junior Longo, Dr. Antônio Cruz e Vinicius Siqueira.
A lei que instituiu o Prodes já tem 20 anos e desde então sofreu algumas alterações. A lei trata das possibilidades de incentivo e isenções, das atribuições das empresas e das hipóteses em que esses benefícios podem ser revogados. Nesta mesma norma, são estabelecidas as atribuições do Codecon e sua composição.
Serviço
A Audiência Pública acontece na sexta-feira, dia 12 de abril, às 9h, no Plenário Edroim Reverdito, o Plenarinho, na sede da Casa de Leis, na avenida Ricardo Brandão, 1600, Jatiúka Parque. O debate será transmitido ao vivo pelo Facebook: www.facebook.com/camaracgms.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO: Carro fica destruído após árvore cair durante temporal no centro de Campo Grande

Pedido antigo dos moradores, obra do Shopping Popular chega a 45% em Três Lagoas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande

Vídeo: 'Cadê a Prê?' - moradora reclama de buracos em rua do Jardim Paulista

MP cobra explicações sobre acesso a leitos de urgência do SUS em Campo Grande

Sindicato confirma greve de ônibus na segunda-feira na Capital

Prazo para aproveitar Refis termina às 19h desta sexta-feira na Capital

VÍDEO: Palco para o show do 'Natal dos Sonhos' gera indignação no Centro de Campo Grande

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande


A discussão será na Câmara de Vereadores (Divulgação/Assessoria)



