Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram, nesta quinta-feira (6), nove projetos de lei e mantiveram dois vetos do Executivo. Entre as propostas, está o Programa de Manejo Ético-Populacional de Cães e Gatos, que amplia o número de castrações realizadas mensalmente na cidade.
O Projeto de Lei 12.140/25, de autoria do Executivo, garante a gestão e o controle dos procedimentos de esterilização cirúrgica de caninos e felinos, com a oferta de cirurgias gratuitas. O texto determina que o número mínimo de castrações mensais seja equivalente a 0,6% a 1% da população de animais, o que representa entre 1,6 mil e 2,8 mil procedimentos por mês, conforme o último Censo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O percentual foi incluído por emenda assinada por todos os vereadores. A proposta substitui um projeto anterior, vetado integralmente pela prefeitura, que tratava do mesmo tema. O Executivo alegou vício de iniciativa, por gerar despesas ao Município.
A protetora de animais Daniela Reis, do Grupo Anjos da Dani, comemorou a aprovação. “Hoje, teremos no mínimo 20 mil castrações por ano. É uma luta da causa animal que está sendo atendida com esse projeto na Câmara”, afirmou.
O presidente da Casa, Epaminondas Neto (Papy), destacou o diálogo entre Câmara, Prefeitura e protetores. Já a vereadora Luiza Ribeiro, autora da proposta original, afirmou que a medida trata de “um problema grave de saúde pública” e que o texto inicial previa 5% “por questão técnica”.
Além do programa de castrações, os vereadores aprovaram o novo Plano de Habitação, parcerias para manutenção de pontos de ônibus e regras para regularização de condomínios fechados.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Crise ameaça continuidade do transporte coletivo em Campo Grande

TRE leva serviço itinerante ao Noroeste neste sábado

Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica

Não é só na Capital: Asfalto cede e cratera 'engole' caminhão em Água Clara

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

Campo Grande publica calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

Campo Grande terá várias interdições no trânsito neste fim de semana


Câmara Municipal de Campo Grande - (Foto: Divulgação)



