Com o anúncio da manutenção da bandeira vermelha patamar 2 na conta de luz, feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (29), a presidente do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa em Mato Grosso do Sul (Concen-MS), Rosimeire Costa, reforçou a importância do uso racional da eletricidade, principalmente durante o período seco.
“O governo sinaliza que é hora de sermos mais racionais no consumo. Estamos no período seco e dependemos das chuvas do final do ano para recuperar os reservatórios. Enquanto isso, ligar aparelhos de alto consumo, como ar-condicionado ou chuveiro elétrico, representa usar a energia mais cara do sistema, gerada principalmente por termelétricas”, explicou Rosimeire.
A bandeira vermelha, válida durante todo o mês de setembro, impõe um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. Esse valor é incorporado diretamente na conta de luz e ainda sofre a incidência de tributos como PIS/Cofins e da taxa de iluminação pública, o que amplia o impacto final para o consumidor.
De acordo com a ANEEL, a decisão de manter a bandeira vermelha se deve às condições hidrológicas desfavoráveis nos principais reservatórios do país, que seguem abaixo da média histórica. Esse cenário exige maior acionamento das usinas termelétricas, cujo custo de geração é mais elevado, encarecendo o fornecimento de energia elétrica.
Dicas para reduzir o impacto na fatura
A presidente do Concen-MS lembra que pequenas mudanças no dia a dia podem ajudar a conter o aumento na fatura de energia.
Entre as orientações estão:
Reduzir o tempo de banho com chuveiro elétrico
Juntar roupas antes de usar a máquina de lavar
Evitar o uso simultâneo de aparelhos de alto consumo
Optar por eletrodomésticos mais eficientes, como ar-condicionado com tecnologia inverter
“Além de aliviar o impacto no bolso, o uso consciente da energia também contribui para o equilíbrio do sistema elétrico nacional”, conclui Rosimeire
Deixe seu Comentário
Leia Também

Papai Noel chega à sorveteria da Capital para celebrar o Natal

VÍDEO: Morador se indigna com descarte de sofá por motorista de picape em Campo Grande

Balanço semanal: Batata-doce cai, enquanto jiló e cebola ficam mais caros na Ceasa/MS

Edital abre prazo de 5 dias para adoção de áreas públicas em Campo Grande

Mais de 70 médicos são convocados para reforçar saúde na Capital

'Atestado Responsável' muda regras nas unidades de saúde da Capital

Obras inacabadas ampliam risco e acumulam acidentes em vias de Campo Grande

Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado

Centro terá interdições neste domingo para Operação Limpa Fios


Rosimeire Costa, presidente do Concen-MS (Felipe Wilhelm)



