Menu
Menu
Busca terça, 05 de maio de 2026
Cidade

Divergência de preços em produtos aumenta 4,800%, diz Procon-MS

Fiscalizações foram realizadas em 2017, 2018 e 2019 segundo levantamento do órgão

05 setembro 2019 - 09h35Priscilla Porangaba, com informações da assessoria

Um levantamento das fiscalizações realizadas pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon -MS) dos últimos três anos mostra um aumento de 4.800% na prática dolosa de divergência de preços.

As equipes identificaram em 2017, 2018 e 2019 diversas divergências entre o preço que está afixado no produto ou na gôndola e o que é praticado nos caixas de vários comércios.

A diferença percentual registrada entre os anos 2018 e 2019 mostra que em 2018 foram registradas 24 ocorrências. Em 2019, somente de janeiro a agosto, o número chega a 1.325. O que evidencia a tentativa de comerciantes ludibriarem os consumidores e demonstra a necessidade de atenção cada vez que for adquirir um produto.

O levantamento mostra que em 2017 foram expedidos 86 autos de infração e em 2018 e 2019 foram 65 em cada ano.

Durante as ações, as equipes também levaram à inutilização e descarte de 19.678 itens. Sendo produtos com prazo de validade expirado ou impróprios ao consumo por apresentarem embalagens violadas ou amassadas, não conterem informações essenciais como prazo de validade ou  por estarem deteriorados ou em decomposição.

Estabelecimentos autuados

A todo estabelecimento comercial autuado por apresentar irregularidades é concedido prazo de 15 dias para apresentação de defesa.

Encerrado esse tempo são tomadas as providências e a autuação poderá ser convertida em multa, cujo valor é arbitrado de acordo com a gravidade ou possível reincidência.

Os dados apresentados, segundo o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, “são reflexo da conscientização do consumidor que passou a ter conhecimento e exigir seus direitos”.

Denúncia ou reclamações

As ações do órgão estadual de defesa do consumidor ocorrem em atendimento a denúncia ou reclamações, que podem ser feitas pelo aplicativo “fale conosco” que é parte integrante do site, pelo WhatsApp com o número  9 9158-0088, pelo telefone número 151 ou pessoalmente na sede  do Procon-MS localizado na rua 13 de Junho, nº 930.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

A programação inclui abordagens educativas nas ruas
Trânsito
Campanha Maio Amarelo 2026 é lançada com tema "Enxergar o outro é salvar vidas"
Aluno de 15 anos ganha concurso de cartas e representa MS em etapa nacional
Cidade
Aluno de 15 anos ganha concurso de cartas e representa MS em etapa nacional
Ausência de regimento leva MP a abrir inquérito sobre conselho em Paranaíba
Cidade
Ausência de regimento leva MP a abrir inquérito sobre conselho em Paranaíba
Uso de bicicletas elétricas leva MP a fiscalizar trânsito em Chapadão do Sul
Cidade
Uso de bicicletas elétricas leva MP a fiscalizar trânsito em Chapadão do Sul
Arma que teria sido usada no crime foi apreendida pelo BPChoque -
Justiça
TJ não aceita tese de 'acidente' e mantém condenação por feminicídio na Capital
Ações sociais pelo Estado garantiram o avanço no combate à pobreza
Cidade
MS reduz pobreza e retira 44,6 mil pessoas da vulnerabilidade em dois anos
Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Projeto Social - Foto: Divulgação
Oportunidade
Câmara Municipal sedia curso gratuito voltado a projetos sociais em Campo Grande
Polícia Militar de Bonito |
Polícia
Hóspede leva surra de recepcionista após confusão por cone em hotel de Bonito
Divulgação / Assessoria / PMMS
Polícia
Puxões de cabelo contra mulher em festa terminam com homem preso em Maracaju

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Vizinha denuncia casal por ato sexual com janela aberta em prédio no Pioneiros
Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Carteira de trabalho
Brasil
Em vídeo, rede de supermercados anuncia fim da escala 6x1 e adoção do modelo 5x2
Momento do acidente - Foto: Reprodução
Brasil
VÍDEO: Peão morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em Rondônia