Menu
Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2026
Assembleia Maio26
Cidade

Festival da Juventude reúne mais de 27 mil pessoas na UFMS

Evento teve três dias de programação com cultura, debates e participação jovem

13 abril 2026 - 13h49Sarah Chaves

Durante três dias, o Festival da Juventude 2026 reuniu 27.505 pessoas, entre os dias 26 e 28 de março, de forma virtual ou presencial no campus da UFMS. Evento reuniu literatura, teatro, dança, cinema, música, circo, tecnologia e cultura urbana em uma programação gratuita que colocou a juventude no centro da criação artística.

A programação reuniu artistas e nomes de destaque nacional e regional, como Ney Matogrosso, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa durante a abertura oficial e participou de uma palestra-show histórica; Chico Chico, que encerrou o festival com o show “Let It Burn – Deixa Arder”; Maria Homem e Geni Nuñez, que trouxeram reflexões sobre juventude, subjetividade e contemporaneidade; além de artistas como Karla Coronel, MC Anarandá, MC Miliano, Serena MC, Orquestra Indígena, Samba do Caramelo, Grupo Sobrevento, Teatro Imaginário Maracangalha, Circo do Mato, Jackeline Mourão, Cia Pisando Alto e outros.

Juventude em movimento, criação e escuta
O festival também se afirmou como espaço de formação e pensamento crítico, com oficinas conduzidas por nomes como Shirley Cruz, Joel Pizzini, Monique Malcher e Vinicius Barbosa, além de mesas de debate, rodas de conversa e o Fórum da Juventude, que reuniu jovens para contribuir na construção de políticas públicas.

Proposto pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude dentro da programação do festival, o Fórum se consolidou como um espaço de escuta ampliada e participação ativa, reunindo diferentes juventudes em um mesmo território de diálogo.

Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude de MS, Jessé Fragoso da Cruz, realizar o Fórum dentro do Festival da Juventude potencializou o encontro e a participação.

“A importância é justamente reunir essas juventudes em um grande evento. Tínhamos representatividades indígenas, quilombolas, periféricas, entre outras, em um mesmo espaço. Não só para o fórum, mas também para celebrar o que estava acontecendo no festival. Isso cria um ambiente de pertencimento, onde os jovens se sentem à vontade para falar, problematizar e participar”.


Além do público presente nos espaços da UFMS, o Festival da Juventude também alcançou milhares de pessoas por meio das transmissões online. Somente a cerimônia do título de Doutor Honoris Causa e a apresentação de Ney Matogrosso reuniu cerca de 4 mil espectadores ao vivo no canal da TV UFMS no YouTube.

O Festival da Juventude foi uma realização do Instituto Curumins em parceria com a UFMS e com o Ministério da Cultura, que efetiva convênio por meio de emenda destacada pelo deputado federal Vander Loubet, além do apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, Fundo Nacional de Cultura e Governo do Brasil. Tem o apoio da Secretaria de Estado da Cidadania, Subsecretaria da Juventude, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Secretaria de Estado da Educação, Fundação de Cultura, Educativa MS, Governo de MS, senadora Soraya Thronicke, deputada federal Camila Jara e Águas Guariroba.


 

Reportar Erro
Energisa Michel - Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Luiz Alves Martins Filho - Foto: Reprodução
Justiça
Justiça nega prisão domiciliar ao serial killer 'Nando', condenado a mais de 214 anos
PM atendeu o caso - Foto: Ilustrativa / PMMS
Polícia
PM prende homem em situação de rua após quebra-quebra em restaurante na Capital
Deputado federal participou de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Aquidauana
Cidade
Beto Pereira defende duplicação da BR-262 após avanço de projeto no DNIT
JD1TV: Câmeras flagram mulher abandonando gato em sacola na porta de pet shop
Cidade
JD1TV: Câmeras flagram mulher abandonando gato em sacola na porta de pet shop
Foto: Reprodução
Cidade
Mulher é denunciada por abandonar gato doente dentro de sacola em Coxim
Cavalgada CLC 2025
Cidade
Cavalgada do Brasileirão do Laço vai interditar vias de Campo Grande neste domingo
Sebastião Ernesto Rafael de Oliveira - Arte: Divulgação / PCMS
Polícia
Morto em confronto com a PM era procurado por homicídio brutal na Capital
As alterações passam a valer a partir da publicação oficial.
Cidade
Selc e Sisep ganham novos titulares na Capital
Programação reuniu acolhimento, roda de conversa, autocuidado e homenagens
Cidade
Mães doadoras de leite humano são homenageadas em evento de Humap na Capital
Local está abandonado
Cidade
MP instaura procedimento para cobrar restauração de prédio histórico abandonado na Capital

Mais Lidas

Foto: Arquivo pessoal
Polícia
Discussão termina em morte dentro da Ceasa de Campo Grande
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Comportamento
Mãe perde filho para a depressão, faz alerta nas redes e emociona milhares de pessoas
UPA Universitário, em Campo Grande
Polícia
AGORA: Dois suspeitos são feridos em confronto com a PM em Campo Grande
Prisão aconteceu em Campo Grande pela Denar
Polícia
Mulher de 33 anos é presa em Campo Grande por lavar dinheiro para o CV