Menu
Busca terça, 28 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
Gov - Estado que Cresce (set21)
Cidade

Idosos soltam a imaginação no 2º Concurso de Pintura da Fundação Manoel de Barros

Partipantes apresentaram temas diversos

06 setembro 2021 - 15h58Méri Oliveira, com assessoria

A Fundação Manoel de Barros (FMB) promoveu o "2º Concurso de Pintura - Criativa Idade que Colore", voltado aos participantes do projeto Ativa Idade e contou com a participação de 81 idosos com trabalhos feitos com giz a óleo, barbante, tinta e vários elementos artísticos. A premiação, na semana passada, foi realizada seguindo os protocolos e regras de biossegurança contra o novo coronavírus.

O Concurso buscou levar a pessoa idosa a refletir sobre a beleza da vida em sua essência, além de estimular uma atividade prazerosa em casa com os familiares, neste período de pandemia. O tema desta edição foi ´Colorir e Sentir´, pela tela os participantes tiveram a oportunidade de colorir os sentimentos pela arte. 

Para estimular a participação, vários participantes receberam um kit com uma tela de pintura, giz a óleo e um item surpresa (que também teve que ser usado na arte) no mês de julho, entregues pela FMB. De acordo com o diretor da Fundação Manoel de Barros, Marcos Henrique Marques, para selecionar as melhores telas a FMB criou uma metodologia especial, com três categorias: Júri do Curso de Psicologia da Uniderp, Júri do Conselho Municipal do Idoso e Júri Voto Popular via Instagram. 

As 81 telas recebidas foram encaminhadas para o curso de Psicologia da Uniderp, que se dividiu em grupos entre professores e alunos e, selecionou 15 obras finalistas. Dessas 15 obras, o curso de Psicologia elegeu uma tela vencedora. As 14 telas que ficaram foram apresentadas para o Conselho Municipal do Idoso, que elegeu mais uma tela vencedora. Por fim, a Fundação realizou uma votação popular em seu Instagram com as 15 telas finalistas que tinham sido eleitas pelo curso de Psicologia. A votação popular aconteceu de 25 a 30 de agosto e elegeu mais uma tela vencedora. Assim, o Concurso elegeu 3 telas vencedoras.

Por meio do Projeto Ativa Idade, que é realizado desde 2013, a Fundação Manoel de Barros promove a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e, com isso, possa se reinventar, resgatar a autoestima, recuperar o vínculo familiar, fazer novas amizades, desenvolver habilidades, ser mais ativa. 

Fundação Manoel de Barros

Instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/ ou pelo telefone (67) 3384-8042.

Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Bombeiros resgatam ribeirinhos em área de risco durante incêndios em Corumbá
Cidade
Projeto prevê mais 6 km de ciclovia entre as Moreninhas e a Guaicurus
Oportunidade
Última semana de setembro começa com 1.953 vagas de emprego, sendo 772 na capital
Cidade
Prefeitura cria programa que acolhe e profissionaliza pessoas em situação de rua
Cidade
Incêndio atinge margens do rio Paraguai em Corumbá
Cidade
Capivara morre ao ficar presa em armadilha no rio Aquidauana
Cidade
AO VIVO: Prefeitura entrega chaves para os beneficiários do Residencial Sírio Libanês
Cidade
“Zap-denúncia” é alternativa segura pera denunciar violência nas aldeias de MS
Cidade
Moradores reclamam de falta de água em residencial; estudante chega a sair de casa
Cidade
Atenção: Rua Rui Barbosa fica interditada entre Barão e Dom Aquino

Mais Lidas

Cidade
Incêndio atinge margens do rio Paraguai em Corumbá
Clima
Tempestade faz temperatura despencar 15 graus e destelha apartamento em Campo Grande
Polícia
Mulher é agredida e esfaqueia pênis de marido
Polícia
Homem é assassinado a tiros por dívida de R$ 100,00