Mesmo com melhorias pontuais, como a revitalização da Rua 14 de Julho pelo programa Reviva Centro, a acessibilidade em Campo Grande continua sendo um desafio diário para muitas pessoas com deficiência, como afirma Ana Serpa, que é cadeirante.
Falta de rampas, calçadas danificadas e transporte público sem manutenção adequada dificultam a mobilidade e comprometem a autonomia de quem depende de estruturas acessíveis para se locomover com segurança e dignidade.
Ana, moradora do Bairro São Francisco, relatou que o Centro da cidade de fato avançou, principalmente por ter contado com a participação ativa de pessoas com deficiência no projeto de reestruturação.
“Nada sobre nós sem nós. A acessibilidade precisa ser pensada por quem vive a realidade. Um degrau, para quem está numa cadeira de rodas, é uma barreira gigante”, afirmou.
No entanto, segundo ela, o restante da cidade está longe do ideal. “O São Francisco é um bairro antigo, e para chegar até o ponto de ônibus, por exemplo, não tem nem guia rebaixada. É uma luta. A gente ainda anda no asfalto, desviando dos carros, colocando a vida em risco.”
Quando questionada sobre o apoio da gestão municipal, Ana foi direta: “Infelizmente, a gente não tem conseguido ser ouvido. Nem a prefeita nos atende para tratar das nossas demandas.”
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Divulgada lista de pré-selecionados para 30 apartamentos do Jardim Antártica

Com prazo até sexta, quase 2 mil cartas esperam adoção em campanha do Papai Noel dos Correios

Recomeçar Moradia sorteará mulheres e pessoas com deficiência nesta terça-feira

Capital abre inscrições para contratação temporária para auxiliar de acesso predial

Justiça obriga prefeitura a limpar terrenos públicos e privados abandonados em Campo Grande

Atenção, contribuintes! Última semana para aproveitar Refis com até 80% de desconto

Papai Noel chega à sorveteria da Capital para celebrar o Natal

VÍDEO: Morador se indigna com descarte de sofá por motorista de picape em Campo Grande

Balanço semanal: Batata-doce cai, enquanto jiló e cebola ficam mais caros na Ceasa/MS


Ana Serpa (Diego Munhoz)



