A Prefeitura de Campo Grande instituiu o Dia Municipal de Atenção aos Acidentes com Escorpiões, que passa a ser celebrado anualmente em 16 de agosto. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (23) e inclui a data no Calendário Oficial de Eventos da Capital.
Sancionada pela prefeita, a norma tem como foco ampliar a conscientização da população sobre os riscos de acidentes com escorpiões, além de reforçar ações de prevenção e cuidados no convívio com esses animais, comuns em áreas urbanas.
De acordo com a lei, a data será dedicada à realização de campanhas educativas, palestras, distribuição de materiais informativos e ações de controle ambiental. O objetivo é reduzir o número de acidentes e atendimentos de saúde relacionados a picadas de escorpião, além de fortalecer a integração entre poder público, profissionais da saúde e a comunidade.
A legislação também prevê que as ações sejam desenvolvidas conforme a disponibilidade orçamentária do município e dentro da legislação vigente.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, somente em 2025, já foram registrados 1.949 acidentes envolvendo escorpiões na Capital, sem óbitos entre moradores. Em 2024, o município contabilizou 1.875 casos, também sem mortes.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Thiaguinho é confirmado como atração da Expogrande 2026

Homem que matou para vingar a morte do irmão é condenado a 12 anos de prisão na Capital

Justiça limita cobrança do IPTU/2026 em Campo Grande e suspende majoração

Desembargadores mantêm prisão de acusado por homicídio ocorrido no Jardim Leblon

Prefeitura chama aprovados para vagas de merendeiro e monitor

MS registra queda de quase 86% nos focos de calor em 2025

Prazo de inscrições do Fies chega ao fim nesta sexta-feira

Homem que vingou morte do irmão enfrenta júri popular hoje em Campo Grande

Balneário de Bonito vai a leilão com lance inicial de R$ 15 milhões






