O mês de novembro marca uma grande mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove, no dia 13 de novembro, o Dia D Estadual de Combate às Arboviroses, com uma programação especial no Bioparque do Pantanal, em Campo Grande.
A ação integra as atividades realizadas ao longo do mês em todo o Estado, com foco na educação em saúde, prevenção e enfrentamento das doenças causadas pelo mosquito.
Durante o evento, escolas e visitantes poderão participar de atividades educativas e interativas. Um dos destaques será a presença do personagem “Senhor Arbo”, da Turminha da Saúde Única, que promete divertir e conscientizar o público infantil. Também haverá um estande educativo com amostras reais de larvas e explicações sobre as fases do ciclo do Aedes aegypti.
De acordo com a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, o trabalho conjunto é essencial para combater o mosquito.
“O enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti envolve uma abordagem integrada entre saúde humana, animal e ambiental. Essa é a essência da Saúde Única: compreender que o equilíbrio entre o meio ambiente e as nossas ações diárias é fundamental para a prevenção das arboviroses”, destacou.
O público poderá aprender, na prática, como atitudes simples — como manter caixas d’água tampadas, eliminar recipientes com água parada e limpar calhas e quintais — ajudam a evitar novos focos do mosquito. Materiais informativos também serão distribuídos para reforçar a importância da participação da comunidade.
Para a gerente de Doenças Endêmicas, Jéssica Klener, a prevenção começa em casa.
“A participação da comunidade é fundamental para manter o mosquito longe. Pequenas atitudes no dia a dia fazem toda a diferença. O Dia D é um lembrete de que todos nós temos um papel no combate à dengue”, afirmou.
Além da mobilização no Bioparque, ações em todo o Estado estão sendo realizadas durante o mês, com apoio das secretarias municipais de saúde, escolas e instituições parceiras. As atividades incluem reuniões técnicas, capacitações e ações de campo, especialmente neste período de chuvas, quando aumenta o risco de proliferação do mosquito.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Crise ameaça continuidade do transporte coletivo em Campo Grande

TRE leva serviço itinerante ao Noroeste neste sábado

Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica

Não é só na Capital: Asfalto cede e cratera 'engole' caminhão em Água Clara

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

Campo Grande publica calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

Campo Grande terá várias interdições no trânsito neste fim de semana







