A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio da DQT (Divisão de Química e Toxicologia), orienta a população para os riscos do uso criminoso de substâncias conhecidas popularmente como “Boa Noite, Cinderela”, especialmente durante o período de Carnaval, quando há maior consumo de bebidas alcoólicas e maior circulação de pessoas em eventos públicos e privados.
Essas substâncias incluem, em geral, medicamentos sedativos e depressores do sistema nervoso central, como benzodiazepínicos, que podem ser adicionados às bebidas sem que a vítima perceba. Os efeitos envolvem sonolência intensa, confusão mental, perda de memória e redução da capacidade de reação, o que facilita a prática de crimes.
A Polícia Científica realiza exames toxicológicos para identificação dessas substâncias durante as investigações, mas a orientação é que a prevenção seja priorizada. Entre os cuidados recomendados estão evitar aceitar bebidas de desconhecidos, não perder o copo de vista e desconfiar de alterações repentinas no sabor, cheiro ou nos efeitos da bebida.
“Essas substâncias reduzem rapidamente a percepção do ambiente e a capacidade de defesa da vítima, criando uma situação de extrema vulnerabilidade. Em muitos casos, a pessoa só percebe que algo está errado quando os efeitos já estão avançados”, explica o perito Evandro Rodrigo Pedon.
Em situações suspeitas, a recomendação é buscar atendimento médico o quanto antes e registrar ocorrência policial. A coleta de material biológico nas primeiras horas após o fato é essencial para a identificação das substâncias.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa da Saúde retoma atendimento à população na quarta-feira de Cinzas

Vai pro Carnaval? Saiba como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo

Detran-MS fecha no período carnavalesco e retoma atendimento no dia 18

Amigos do Parque funcionará durante o Feriado de Carnaval em Campo Grande

VÍDEO: Valesca Popuzuda chega a Campo Grande para show do Carnanval

UFMS recebe segunda edição do Festival da Juventude em março

Vídeo: Enxurrada quase 'carrega' motociclista e moto na avenida Guaicurus

Conselho Tutelar defende apuração rigorosa sobre câmera em banheiro de escola pública

'Paulinho Metralha' enfrenta júri popular hoje por assassinato a tiros em Campo Grande


Bebidas podem estar acompanhadas de algo misterioso (Maria Ester Rossoni)



