Menu
Menu
Busca domingo, 08 de março de 2026
Polícia

Especialistas de MS reforçam orientações para quem vai pegar a estrada no Carnaval

Acidentes acontecem com frequência e fatores mais comuns estão excesso de velocidade, consumo de álcool, desatenção ao volante e manobras arriscadas

14 fevereiro 2026 - 13h53Luiz Vinicius

O aumento do fluxo de veículos no período de Carnaval costuma vir acompanhado de situações que se repetem nos acidentes registrados em rodovias e áreas urbanas. A partir da experiência prática e da análise técnica dessas ocorrências, a PCi-MS (Polícia Científica de Mato Grosso do Sul) chama atenção para fatores que aparecem com frequência nos sinistros e que, em muitos casos, poderiam ser evitados.

Entre os fatores mais comuns estão excesso de velocidade, consumo de álcool, desatenção ao volante e manobras arriscadas. Para a perita criminal e chefe do Núcleo de Perícias Externas do Instituto de Criminalística, Thayla Venancio, muitas dessas situações têm relação com decisões tomadas momentos antes do impacto.

“Em muitos casos, são escolhas feitas em poucos segundos que acabam determinando a gravidade do acidente. Grande parte dessas ocorrências poderia ser evitada com atitudes responsáveis no trânsito”, explica. A análise dos vestígios encontrados nos veículos, na pista e no entorno ajuda a esclarecer como o acidente aconteceu e quais fatores contribuíram para a ocorrência.

Antes de sair de casa ou iniciar uma viagem, alguns cuidados simples ajudam a reduzir riscos:

  • não dirigir após consumir bebida alcoólica, já que o álcool compromete reflexos, percepção e tempo de reação;
  • respeitar os limites de velocidade e a sinalização viária, que indicam curvas, cruzamentos e condições da via;
  • usar sempre o cinto de segurança, item que reduz de forma comprovada a gravidade das lesões em colisões;
  • evitar o uso do celular ao volante, uma das principais causas de desatenção que culminam em acidentes;
  • revisar o veículo antes de pegar a estrada, observando condições dos pneus, calibragem, freios, iluminação e níveis de óleo;
  • realizar ultrapassagens apenas em locais permitidos e com segurança, evitando manobras sem visibilidade adequada;
  • em caso de chuva, reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança, devido ao risco de aquaplanagem e perda de controle do veículo;
  • em trechos de maior movimento, manter velocidade compatível com as condições da via e atenção constante à sinalização.

Em caso de acidente, a prioridade deve ser sempre o socorro às vítimas e a segurança das pessoas envolvidas. Depois do atendimento emergencial e da sinalização do local, a preservação da cena é fundamental para o trabalho técnico da Polícia Científica e para a análise correta do ocorrido.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Polícia
Jovem morre após perder controle de moto e bater em árvore em Dourados
Bebê de quatro meses é internado ao ser espancado e mordido pelo pai no Jardim Inápolis
Polícia
Bebê de quatro meses é internado ao ser espancado e mordido pelo pai no Jardim Inápolis
Foto: Redes sociais
Polícia
Homem mata esposa asfixiada e confessa o crime em Anastácio
O local ficou completamente destruído
Polícia
Homem é preso após atear fogo em casa durante briga com a esposa em Nova Andradina
O caso foi registrado como tentativa de homicídio na Delegacia de Polícia de Bela Vista
Polícia
Jovem fica com bala alojada na boca após ser atingido por disparo em Bela Vista
O caso aconteceu na tarde de hoje
Polícia
AGORA: Mulher é morta a facadas no Nova Lima
A vítima foi socorrida e encaminhada para Corumbá
Polícia
Morador do Pantanal é socorrido de barco após ser picado por escorpião
 O velório e sepultamento ocorrem na tarde deste sábado
Polícia
Jovem de 23 anos morre em colisão entre moto e carro na MS-338
Ilustrativa
Polícia
Mulher é socorrida em estado grave ao ser espancada com martelada na cabeça em Dourados
VÍDEO: Mulher é presa em SP com munições de fuzil presas ao corpo em ônibus que saiu de Campo Grande
Polícia
VÍDEO: Mulher é presa em SP com munições de fuzil presas ao corpo em ônibus que saiu de Campo Grande

Mais Lidas

Ludmila faleceu na tarde de ontem
Polícia
Jovem surta, briga com o namorado e morre ao tomar água com cocaína em Campo Grande
Imagens enviadas por amigos
Polícia
Amigos contestam versão sobre morte de jovem no Paulo Coelho Machado
O caso aconteceu na tarde de hoje
Polícia
AGORA: Mulher é morta a facadas no Nova Lima
A pequena faleceu durante a tarde de ontem (4)
Polícia
Criança que morreu em UPA pode ter participado do 'desafio do desodorante' em Campo Grande