Uma pesquisa do Procon de Mato Grosso do Sul identificou variação média superior a 270% nas mensalidades cobradas por 20 escolas particulares de Campo Grande. O levantamento foi realizado entre 24 de novembro e 1º de dezembro e avaliou turmas do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio no período matutino.
O maior contraste de preços foi encontrado no Ensino Fundamental I (1º ao 4º ano), que registrou variação de 271,86%. Em seguida aparecem o Ensino Fundamental II (6º ao 8º ano), com 269,60%, e o Ensino Médio, com 269,04%.
Segundo o secretário-executivo do Procon, Angelo Motti, a composição das mensalidades leva em conta fatores como proposta pedagógica, estrutura física, perfil do público atendido e oferta de ensino bilíngue. “Os valores listados na pesquisa são um dos itens a serem avaliados por pais e responsáveis durante a contratação”.
O Procon reforça que a relação contratual entre escola e responsáveis deve ser clara e transparente. A orientação é revisar atentamente as cláusulas, guardar cópias de documentos assinados e comprovantes de pagamento, verificando itens como reajustes e multas.
A pesquisa também destaca que, conforme a Lei Federal nº 12.886/2013, as escolas estão proibidas de exigir materiais de uso coletivo nas listas de materiais. Quanto aos uniformes, a venda exclusiva só é permitida quando a estampa for registrada e não houver outros fornecedores licenciados. Mudanças no modelo devem ser comunicadas com pelo menos um ano de antecedência.
A íntegra da Pesquisa de Mensalidades Escolares 2026 está disponível no site do Procon-MS.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital

Congresso exige exame toxicológico para novos motoristas de categorias A e B

'Vi minha mãe sendo derrubada e não pude fazer nada', diz professor agredido por guardas

'Quase vomitei': Mulher relata experiência ruim com comida azeda em restaurante da Capital

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Projeto 'Nossa Energia' inicia agenda especial de Natal nos bairros da Capital

Operação Pantanal reduz focos e áreas afetadas por incêndios em MS

Gata desaparece no Nova Lima e tutor oferece R$ 500 pra quem encontrar

Divulgada 1ª lista de designados para EMEIs em 2026; Confira


O Procon reforça que a relação contratual entre escola e responsáveis deve ser clara e transparente (Foto: Alvaro Rezende)




