Com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU) sem um chefe definido – seja secretário ou secretária – em Campo Grande, o promotor de Justiça Marcos Roberto Dietz segue cobrando que a prefeitura forneça alimentação a pacientes e acompanhantes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs) da Capital.
A investigação da promotoria tramita desde setembro de 2024 e foi motivada por denúncias e constatações de que pacientes estavam permanecendo por vários dias nessas unidades sem acesso à alimentação.
Em ofício encaminhado a Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli, coordenadora do Comitê Gestor da Secretaria Municipal de Saúde, o promotor solicita informações detalhadas sobre o fornecimento de refeições aos pacientes e acompanhantes internados em UPAs e CRSs, incluindo:
- - Se há previsão de data para deflagração do processo licitatório para o fornecimento de refeições, com envio de cronograma atualizado do trâmite administrativo (Processo nº 001128/2025-57), visando a contratação permanente do serviço;
- - Qual a média de pacientes, mês a mês, que estão sendo atendidos com fornecimento de alimentação, em cada uma das UPAs e CRSs (identificando por unidade);
- - Qual a média de acompanhantes, mês a mês, que estão sendo atendidos com fornecimento de alimentação, em cada uma das UPAs e CRSs (identificando por unidade);
- - Se é realizada comunicação prévia aos pacientes e/ou acompanhantes a respeito da possibilidade de receberem alimentação e de que maneira é feita essa interlocução;
- - Quais soluções emergenciais estão sendo analisadas para evitar a descontinuidade do serviço, visto que a vistoria in loco do MPMS constatou que parte dos acompanhantes não estaria recebendo as refeições devidas, em desacordo com o compromisso previamente assumido pela Secretaria Municipal de Saúde.
O processo segue em andamento na 76ª Promotoria de Justiça de Campo Grande. O ofício já foi recebido pela SESAU, entretanto, até o momento, não houve resposta ao MPMS.
Outro Lado – O JD1 Notícias encaminhou à prefeitura de Campo Grande pedido de informações sobre a situação e aguarda retorno. O espaço permanece aberto para manifestação.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital

Congresso exige exame toxicológico para novos motoristas de categorias A e B

'Vi minha mãe sendo derrubada e não pude fazer nada', diz professor agredido por guardas

'Quase vomitei': Mulher relata experiência ruim com comida azeda em restaurante da Capital

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Procon encontra variação de mais de 270% nas mensalidades escolares da Capital

Projeto 'Nossa Energia' inicia agenda especial de Natal nos bairros da Capital

Operação Pantanal reduz focos e áreas afetadas por incêndios em MS

Gata desaparece no Nova Lima e tutor oferece R$ 500 pra quem encontrar


UPA Leblon, em Campo Grande (Reprodução/Google Maps)



