Menu
Menu
Busca segunda, 04 de maio de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Cidade

"É incrível ver mulheres no topo", diz soldada formada na primeira turma feminina do Exército

Formatura da primeira turma feminina ocorre no mês em que a corporação terá sua primeira mulher general

02 março 2026 - 12h12Sarah Chaves

Na manhã desta segunda-feira (2), o Comando Militar do Oeste realizou, em Campo Grande, a formatura de incorporação da primeira turma do Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF). A cerimônia marca o início do treinamento de 99 jovens que passam a integrar oficialmente o Exército. O ato ocorre no mesmo mês em que o país deve confirmar a promoção da coronel-médica Claudia Lima Gusmão Cacho ao generalato, tornando-se a primeira mulher general do Exército Brasileiro.

Pela primeira vez, as jovens vestiram a farda camuflada e iniciaram o período de adaptação à rotina militar, que inclui internato e instruções antes da distribuição para organizações como o Colégio Militar, o Hospital Militar e a Base de Administração e Apoio do CMI.

Segundo a tenente Amanda, da equipe de instrução do Serviço Militar Inicial Feminino, o momento é histórico. “Agora elas passam por uma adaptação da vida civil para a vida militar. Vão viver um período de internato, conhecer a rotina e depois seguir para as organizações militares já exercendo a função de soldado. É muito significativo. O Exército recebe mulheres desde a década de 90, em diversas áreas, e isso só aumenta a capacidade institucional”, afirmou.

Em todo o país, 1.467 mulheres serão incorporadas neste ano: 1.010 no Exército, 300 na Força Aérea e 157 na Marinha, distribuídas em 13 estados e no Distrito Federal. Ao todo, mais de 33 mil mulheres se alistaram. Embora o ingresso seja voluntário, após a incorporação o serviço se torna obrigatório por um ano, com possibilidade de permanência por até oito anos.

Entre as novas soldados está Vitória Nogueira, de 18 anos. Ela conta que decidiu servir com incentivo da família. “Sempre quis servir. Quando abriu a oportunidade, eu me alistei. É muito glorificante. A gente se sente honrada de estar aqui”, disse. Sobre a promoção de uma mulher ao generalato, ela afirmou que isso traz confiança. “É algo incrível ver mulheres no topo. Dá mais força para a gente querer chegar lá. Eu quero ir o mais alto possível.”

Indicada para o posto de general-de-brigada, Claudia Lima ingressou no Exército em 1996 e construiu carreira na área de saúde operacional e hospitalar, tendo dirigido hospitais militares em Natal e Campo Grande. A promoção coloca o Exército como a última das três Forças Armadas a ter uma mulher no generalato.

O evento de promoção ocorre no próximo dia 31 de março, fechando o mês da mulher.

 

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ações sociais pelo Estado garantiram o avanço no combate à pobreza
Cidade
MS reduz pobreza e retira 44,6 mil pessoas da vulnerabilidade em dois anos
Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Projeto Social - Foto: Divulgação
Oportunidade
Câmara Municipal sedia curso gratuito voltado a projetos sociais em Campo Grande
Polícia Militar de Bonito |
Polícia
Hóspede leva surra de recepcionista após confusão por cone em hotel de Bonito
Divulgação / Assessoria / PMMS
Polícia
Puxões de cabelo contra mulher em festa terminam com homem preso em Maracaju
A programação incluiu a entrega e o lançamento de obras nas áreas de habitação
Cidade
No aniversário de Caracol, Beto Pereira ressalta investimentos e parabeniza avanços do município
Foto: Reprodução/PMA
Interior
Onça-pintada é capturada após ataques a animais domésticos em Corumbá
Polícia Militar de Bonito |
Interior
Homem é preso após agredir enteado durante confusão familiar em Bonito
Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol.
Polícia
Após sumiço de moto, homem registra boletim e cita a ex como responsável em Campo Grande
Viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
Polícia
Homem sofre crise de asma, desmaia e morre em Campo Grande

Mais Lidas

Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Foto: Rodrigo Tammaro
Clima
Capital terá queda nas temperaturas e pode registrar frio abaixo de 10°C na próxima semana
Momento do acidente - Foto: Reprodução
Brasil
VÍDEO: Peão morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em Rondônia
Carteira de trabalho
Brasil
Em vídeo, rede de supermercados anuncia fim da escala 6x1 e adoção do modelo 5x2