Menu
Busca quarta, 16 de outubro de 2019
(67) 99647-9098
Cidade

Rio Aquidauana sobe dois metros em 24 horas

Última cheia registrada na região foi em fevereiro deste ano

30 dezembro 2018 - 16h23Da Redação

Devido a grande quantidade de chuvas que tem atingido o município de Aquidauana e região nos últimos dias, o nível do rio de mesmo nome subiu dois metros em apenas 24 horas. Até ontem (29), quando choveu 70 milímetros na região à tarde, o nível registou a média de 3,21 metros. Neste domingo (30), com a prorrogação da chuva na região, a marca passou de 3 para 5,58 metros.

O coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia, disse que, mesmo com o aumento do nível do rio, a população de Aquidauana não precisa se preocupar. “Mesmo com esse aumento, isso não afeta em nada e não existe perigo para água invadir as casas. Mas agora se chover forte e o nível passar de 7 metros, ai entramos em sinal de alerta”, finalizou.   

Mais chuvas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para Aquidauana é de mais chuva. O período vespertino continua nublado com pancadas de chuvas em algumas regiões. A noite, o tempo ficará parcialmente nublado e deve chover até a madrugada. A temperatura máxima continua elevada e máxima registra 35ºC. Para amanhã, segunda-feira (31) vépera de ano novo, a previsão é de chuva. 

Última cheia

Em fevereiro quando foi a última cheia na região, o nível do rio Aquidauana ultrapassou os 10 metros e ficou perto da maior cheia da história do município, cuja marca, segundo as autoridades, é de 11,20 metros. 

Entretanto, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) afirma que a cheia deste ano já está sendo comparada com a de 2011, quando o nível do rio atingiu 10,70 metros e foi a maior da série histórica registrada.

Na época, 32 famílias, totalizando 85 pessoas, ficaram desabrigadas e o poder público preparou abrigos onde receberam as vítimas.  Conforme apurado, a cidade chegou a ficar ilhada, porque a saída pelo distrito de Piraputanga ficou interditada. A ponte velha ficou submersa e o acesso pela rodovia BR-419 ficou arriscado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Velório de Antônio Farias, o "Baiano", será esta noite
Cidade
Festas e procissões interditam diversas ruas neste sábado; confira
Cidade
Com obras 94% concluídas, 14 de Julho está recebendo "toques finais"
Cidade
CDL CG alerta para possível golpe
Cidade
Detran e Polícia Civil são órgãos atingidos por sistema do governo fora do ar
Cidade
Procon autua Carrefour por irregularidades encontradas
Cidade
Saiba o que abre e fecha no feriadão em Campo Grande
Cidade
Procon autua Riachuelo por induzir cliente ao erro
Cidade
Marquinhos e Logen firmam parceria pela "Cidade do Natal"
Cidade
Feriadão terá lago do Parque das Nações cheio novamente

Mais Lidas

Cidade
Velório de Antônio Farias, o "Baiano", será esta noite
Polícia
Imagens fortes - Vídeo mostra o "Fodão" executando jovem em bar
Justiça
TJ mantém milícia presa e grupo deve seguir para presídio federal em Mossoró
Geral
Vídeo - Homem perde controle do carro, bate em outro veículo e foge no Montevidéu