Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2019
(67) 99647-9098
Cidade

Rio Aquidauana sobe dois metros em 24 horas

Última cheia registrada na região foi em fevereiro deste ano

30 dezembro 2018 - 16h23Da Redação

Devido a grande quantidade de chuvas que tem atingido o município de Aquidauana e região nos últimos dias, o nível do rio de mesmo nome subiu dois metros em apenas 24 horas. Até ontem (29), quando choveu 70 milímetros na região à tarde, o nível registou a média de 3,21 metros. Neste domingo (30), com a prorrogação da chuva na região, a marca passou de 3 para 5,58 metros.

O coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia, disse que, mesmo com o aumento do nível do rio, a população de Aquidauana não precisa se preocupar. “Mesmo com esse aumento, isso não afeta em nada e não existe perigo para água invadir as casas. Mas agora se chover forte e o nível passar de 7 metros, ai entramos em sinal de alerta”, finalizou.   

Mais chuvas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para Aquidauana é de mais chuva. O período vespertino continua nublado com pancadas de chuvas em algumas regiões. A noite, o tempo ficará parcialmente nublado e deve chover até a madrugada. A temperatura máxima continua elevada e máxima registra 35ºC. Para amanhã, segunda-feira (31) vépera de ano novo, a previsão é de chuva. 

Última cheia

Em fevereiro quando foi a última cheia na região, o nível do rio Aquidauana ultrapassou os 10 metros e ficou perto da maior cheia da história do município, cuja marca, segundo as autoridades, é de 11,20 metros. 

Entretanto, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) afirma que a cheia deste ano já está sendo comparada com a de 2011, quando o nível do rio atingiu 10,70 metros e foi a maior da série histórica registrada.

Na época, 32 famílias, totalizando 85 pessoas, ficaram desabrigadas e o poder público preparou abrigos onde receberam as vítimas.  Conforme apurado, a cidade chegou a ficar ilhada, porque a saída pelo distrito de Piraputanga ficou interditada. A ponte velha ficou submersa e o acesso pela rodovia BR-419 ficou arriscado.

pmcg - prestação de contas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Morre no Rio, aos 40 anos, MC Sapão
Cidade
Inscrições para "Corrida do Trabalhador" seguem abertas
Cidade
Obra na Bandeirantes fica pronta em até doze meses
Cidade
Empresa garante que água distribuída é saudável e de qualidade
Cidade
No feriadão, mais de 180 mil veículos devem trafegar na BR-163
Cidade
CCR MSVia inicia "Operação Páscoa" na BR-163
Cidade
Comerciantes da Bandeirantes se reúnem com prefeito e deputado
Cidade
Reviva é inspirado em modelo mundial de grandes centros
Cidade
Confira o que abre e o que fecha no feriado de Páscoa, na capital
Cidade
Enem divulga resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição

Mais Lidas

Polícia
Corpo de mulher é encontrado amarrado em árvore às margens da BR-262
Geral
“Em tempos de crise a solução é inovar”, diz empresária
Cidade
Morre no Rio, aos 40 anos, MC Sapão
Polícia
Jovem tem bicicleta furtada em estacionamento de supermercado