O teste de baliza foi oficialmente encerrado no Detran de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. A mudança entrou em vigor nesta segunda-feira (26) e marca o fim de uma das etapas mais temidas do exame prático para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. A partir de agora, a avaliação passa a ser feita apenas em percurso urbano, em situações reais de trânsito.
A despedida da baliza aconteceu na sexta-feira (24), quando foi aplicado o último exame no modelo antigo. A prova teve um significado especial para a estudante Maria Eduarda Franciozi, de 18 anos, que se tornou a última candidata a realizar a manobra dentro do pátio do Detran. Apesar da fama da baliza, ela afirma que o maior obstáculo sempre foi o nervosismo. “A baliza em si não era tão difícil, o problema é a pressão”, contou.
Além do fim da baliza, as novas regras também aumentaram a margem de erro permitida durante o exame. Antes, o candidato podia perder até três pontos. Agora, o limite passou para 10 pontos, com os erros sendo pontuados conforme a gravidade, seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro.
As alterações foram oficializadas por portaria do Detran-MS publicada no dia 20 de janeiro e antecedem uma mudança nacional que deve padronizar os exames práticos em todo o país. Segundo o órgão, as regras adotadas em Mato Grosso do Sul são provisórias, até a publicação do manual brasileiro de exames de direção.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Denúncia aponta venda de bebida vencida em bar da Capital e acende alerta para o Carnaval

Prefeitura é acionada na Justiça por deixar população em situação de rua "desassistida"

MPT-MS negocia com prefeitura de Campo Grande pagamento a catadores de recicláveis

Estado adota protocolo para combater violência contra mulheres nas escolas

TJMS confirma júri popular para acusado de homicídio ocorrido em 2006 no Santo Eugênio

Mulher envolvida no homicídio da prima em Campo Grande vai continuar presa

Programa da Fiems amplia acesso à energia limpa e mais barata em Corumbá

Juiz aponta 'desorganização' e manda sequestrar R$ 301 mil da prefeitura para cirurgia

Família precisa de ajuda para recomeçar após incêndio que atingiu sobrado no Nova Lima


Exame prático no Detran-MS (Rachid Waqued/Ascom)



