Menu
Menu
Busca quinta, 08 de janeiro de 2026
Financial Lançamento
Cidade

Vereadores instalam comissão para investigar reajuste do IPTU em Campo Grande

Durante reunião, o presidente do Secovi defendeu a volta do desconto de 20% para pagamento à vista do imposto

05 janeiro 2026 - 12h36Sarah Chaves e Vinicius Santos    atualizado em 05/01/2026 às 14h46

Os vereadores de Campo Grande, mesmo durante o recesso parlamentar, se reuniram na manhã desta segunda-feira (5) para tratar do aumento do IPTU e da taxa de lixo de 2026 e decidiram instalar uma comissão especial destinada a apurar possíveis ilegalidades nos reajustes cobrados dos contribuintes. A mobilização ocorreu após pressão de entidades da sociedade civil e de relatos de aumentos considerados desproporcionais em diferentes regiões da cidade.

A decisão foi formalizada por meio de ato da Mesa Diretora, o colegiado será presidido pelo vereador Rafael Tavares e conta ainda com outros sete parlamentares, incluindo Luiza Ribeiro, que participou das discussões com representantes das entidades.

Ao JD1, o presidente do Sindicato da Habitação de Mato Grosso do Sul (Secovi), Geraldo Paiva, afirmou que o setor tem recebido denúncias de aumentos considerados exorbitantes, embora nem todos os associados tenham identificado reajustes dessa magnitude. Segundo ele, a Prefeitura informou correção de 5,32%, referente à reposição inflacionária, e possíveis variações na taxa de lixo e em terrenos não edificados. “Entendemos que a reposição inflacionária é legal, mas qualquer valor além disso precisa ser claramente justificado”, afirmou.


Paiva defendeu ainda o retorno do desconto de 20% para pagamento à vista e mais transparência nos critérios adotados. Para ele, a falta de esclarecimentos contribuiu para a insegurança da população e para a multiplicação de denúncias sobre aumentos que chegam a mais de 300%.

Segundo o advogado Lucas Rosa, presidente da Associação dos Advogados Independentes (ADVI) , o movimento já começou a produzir efeitos dentro do Legislativo. Ele afirmou que vereadores já trabalham na elaboração de projetos de lei e de decreto legislativo para suspender a cobrança dos tributos. “A Câmara pode resolver essa questão, mas para isso é necessária a convocação de sessão extraordinária, já que estamos em recesso”, disse.

O encontro ocorreu na Câmara Municipal e reuniu vereadores e lideranças de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul (FCDL/MS), o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Mato Grosso do Sul (Senge/MS) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci/MS). As entidades protocolaram requerimento pedindo, entre outras medidas, a suspensão da exigibilidade do IPTU e da taxa de lixo até que os critérios de cálculo sejam esclarecidos.

As entidades apontam uma série de problemas nos lançamentos de 2026, entre eles a requalificação de imóveis sem transparência, distorções no Perfil Socioeconômico do Imóvel (PSEI), redução do desconto para pagamento à vista de 20% para 10% e dificuldades de acesso ao portal eletrônico da Prefeitura para consulta dos valores. O requerimento também pede auditoria técnica ou sindicância legislativa sobre os sistemas utilizados no cálculo do imposto.

O vereador Papy afirmou que não acredita que precisse haver suspensão do recesso para a realização de uma sessão extraordinária para votação dos requerimentos apresentados.

Com a criação da comissão especial, os vereadores devem conversar com o Executivo municipal e avaliar medidas legislativas que possam corrigir eventuais irregularidades, mesmo durante o recesso, por meio de sessão extraordinária.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Valor do IPTU tem sido alvo de reclamação -
Cidade
Estudo revela aumento de 396% no IPTU de imóvel no Jardim Pênfigo na Capital
Mutirão do MEI ajuda microempreendedores individuais com serviços gratuitos
Cidade
Mutirão do MEI ajuda microempreendedores individuais com serviços gratuitos
Fumacê em Campo Grande
Cidade
Tá na rota? Fumacê percorre cinco bairros nesta quarta-feira
Sede da Central de Atendimento
Cidade
IPTU tem prazo prorrogado para 12 de fevereiro com 10% de desconto
Governador Eduardo Riedel
Cidade
Governador Riedel assume presidência do Brasil Central
Construção do acesso à ponte internacional da Rota Bioceânica
Cidade
Obras do DNIT em MS avançam e têm entregas previstas até julho de 2026
Reunião define prorrogação do IPTU e descentralização do atendimento
Cidade
Reunião define prorrogação do IPTU e descentralização do atendimento
Meramente ilustrativa -
Polícia
Meninas fogem de abrigo, pegam carro de app e são encontradas em motel de Campo Grande
Rafael Tavares, presidente da Comissão especial
Cidade
Comissão do IPTU avalia sessão extraordinária na próxima semana para suspender aumento
Foto: Freepik
Cidade
Prefeitura divulga locais e horários das provas de concurso público de Batayporã

Mais Lidas

Servidora perde a vida e amigos 'culpam' sequência de revogações em secretaria na Capital
Saúde
Servidora perde a vida e amigos 'culpam' sequência de revogações em secretaria na Capital
Desabafo feito em rede social -
Política
Vereador de Deodápolis aproveitou diárias ao Paraná para trair a esposa, diz post
Foto: Shutterstock
Polícia
Filho mata mãe e irmão de dez anos esfaqueados
Meramente ilustrativa -
Polícia
Meninas fogem de abrigo, pegam carro de app e são encontradas em motel de Campo Grande