Menu
Menu
Busca quarta, 19 de junho de 2024
Governo - Vazio sanitario Jun24
Comportamento

Bioparque Pantanal explica cuidados com animais em dias frios

De ambiente aquecido a alimentação especial, todos recebem atenção redobrada para enfrentar os dias gelados

18 junho 2023 - 11h47Assessoria Bioparque

Com as temperaturas caindo e a estação mais fria do ano chegando, os animais que habitam o Bioparque Pantanal recebem cuidados diários e especiais em dias frios. Sempre focando no bem-estar das espécies, os profissionais do complexo tomam todos os cuidados para que os animais consigam passar essa fase de uma forma tranquila e segura, garantindo a saúde de todos.

Entre os cuidados para manter o clima aconchegante estão aquecedores, pedra quente e até cardápio diferenciado para manter a temperatura do corpo. Conforme explicou a bióloga-chefe do empreendimento, Carla Kovalski, quando as temperaturas estão mais baixas, o cuidado deve ser redobrado, pois os animais ficam mais suscetíveis ao aparecimento de algumas doenças, além de ter uma baixa no metabolismo.

“Aqui no Bioparque nós contamos com espaços que chamamos de cambeamentos, utilizamos esses locais quando é necessário realizar algum tipo de manejo nos animais, como o que estamos fazendo nesse período em razão do frio”, explicou ela.

Alguns dos animais do complexo têm um cuidado diferenciado, como a famosa sucuri Gaby Amarantos, os jabutis e os peixes amazônicos. No caso dos jabutis, sempre que as temperaturas ambientais estão mais baixas, eles são levados para esse espaço equipado com papelão adequado, água, alimentação, sistema de aquecimento e controlador de temperatura e umidade. “Tudo isso para que eles fiquem num local seguro e confortável”.

Os simpáticos jabutis também recebem um cardápio apropriado para os dias frios, nesse período são fornecidos alimentos cozidos que irão ajudar os animais na manutenção da temperatura corporal.

Em relação a sucuri Gabi, por ser um réptil que sente calor, diferente dos mamíferos, é necessário proporcionar um ambiente aquecido para ela, para que não tenha uma troca de calor muito grande. “Seu recinto é dotado de uma pedra aquecedora de um metro por um metro, bem potente. Essa pedra faz com que todo o local fique um microambiente com uma temperatura adequada que vai interferir na temperatura da água também”, explicou Carla.

A profissional ainda esclarece que muitas vezes a temperatura da água do recinto está mais aquecida do que o próprio ar, por isso que em períodos frios a cobra pode escolher permanecer dentro da água também. “O animal vai ter essa opção de escolha, de ficar na água ou no ambiente, o local mais confortável pra ele. Promovemos um ambiente com opções de escolha”.

Quando o assunto é peixe, a principal pergunta é se peixe sente frio. Na verdade, segundo a bióloga, eles sentem mudanças na fisiologia e no metabolismo, pois a temperatura da água vai ser reduzida. Algumas espécies vão ser mais sensíveis a essas baixas temperaturas e outras mais resistentes.

No Bioparque, na época da composição dos tanques, a estruturação foi pensada considerando a sensibilidade das espécies. Então, todos os peixes que estão nos tanques externos, são peixes que toleram temperaturas mais baixas e que não irão apresentar nenhum tipo de problema em relação a isso.

Já os amazônicos, que são espécies mais exigentes em relação a temperatura da água, os tanques são dotados de sistema de aquecimento que mantém a água entre 27 e 29 graus mesmo nos dias mais frios. “Dessa forma mantemos o bem-estar desses animais, pois a proposta é aproximar o ambiente artificial do ambiente natural o máximo possível. Essas espécies que estão em água mais geladas, elas passam por esse enfrentamento no habitat natural delas também”.

A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri destaca a importância do bem-estar animal e o respeito com as espécies que habitam o local. “Os considerados bons aquários são aqueles que além da manutenção da vida, prezam pela saúde e pelo bem-estar animal. Seguindo esse conceito, nós adotamos as melhores práticas que visam a qualidade, a saúde e o bem-estar, e para isso contamos com profissionais capacitados que desenvolvem protocolos específicos pra cada grupo de animais”, pontuou.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Maria Isabel e Marco Antônio | Anna Colombi e o noivo
Comportamento
Santo Casamenteiro? Jovens encontraram o amor após acharem aliança em bolo na Capital
Endrick e namorada
Comportamento
Não é só o Endrick: contrato de namoro ganha popularidade em MS
Dupla sertaneja Munhoz e Mariano
Comportamento
Show de Munhoz e Mariano e D-Ege: veja o que fazer na véspera de feriado na Capital
Irmã Silvia Vecellio, presidente de honra do Hospital São Julião
Comportamento
Irmã Silvia, presidente de Honra do São Julião, receberá 'Prêmio Zilda Arns 2024'
Estátua em homenagem ao cantor João Carreiro
Comportamento
Vai ter estátua! Mesmo com polêmicas, 'Tributo a João Carreiro' acontece nesta quarta
Aos oito anos, Fiona se aposenta da Polícia Rodoviária Federal
Comportamento
PRF aposenta cadela que deu prejuízo de R$ 60 milhões ao crime organizado
"Junho Vermelho": Grupo Enzo adere campanha de doação de sangue e convida população
Comportamento
"Junho Vermelho": Grupo Enzo adere campanha de doação de sangue e convida população
Sucuri foi avistada no último sábado (1) no Pantanal (MS)
Comportamento
JD1TV: Sucuri é flagrada fazendo digestão em rio de MS: "Inexplicavelmente gigante"
Au-au: Casal viraliza ao andarem com máscaras de cachorro no aeroporto de Brasília
Comportamento
Au-au: Casal viraliza ao andarem com máscaras de cachorro no aeroporto de Brasília
Marília Mendonça e a mãe, dona Ruth
Comportamento
Mãe de Marília Mendonça sofre acidente de carro; assista

Mais Lidas

Inverno 2024
Clima
Inverno começa nesta semana e deve ter temperaturas acima da média em 2024
Ex-prefeito de Anastácio, Douglas Melo Figueiredo
Justiça
Justiça atende MPMS e bloqueia R$ 639 mil do ex-prefeito de Anastácio
Passageira de carro que bateu em poste na Afonso Pena morre na Santa Casa
Polícia
Passageira de carro que bateu em poste na Afonso Pena morre na Santa Casa
Mulher posta nude do ex-marido para se vingar após ver foto dele com nova namorada
Polícia
Mulher posta nude do ex-marido para se vingar após ver foto dele com nova namorada