Aos cinco anos, o pequeno Yan de Oliveira Amaral, morador de Campo Grande, enfrenta um desafio importante: ele escuta apenas 50% em cada ouvido e já apresenta atraso na fala em razão da dificuldade auditiva. Diagnosticado no início de junho, o menino precisa usar aparelhos auditivos nos dois ouvidos para garantir o desenvolvimento da linguagem e o acompanhamento escolar.
A mãe, Sirlene Andrade de Oliveira, de 45 anos, contou ao JD1 que o diagnóstico veio após um alerta da professora da escola onde Yan estuda, ao notar que o menino não respondia bem aos chamados. Após consultas médicas, foi solicitado o exame BERA, que identificou a perda auditiva bilateral.
“Quando descobri, fiquei muito abalada. Chorava dia e noite. Até hoje é difícil aceitar, mas creio que vamos conseguir”, desabafou Sirlene à reportagem.
Segundo Sirlene, por ser uma criança e estar em fase de alfabetização, Yan precisa de um modelo de aparelho auditivo recarregável e de alta qualidade, o que encarece ainda mais a compra. Além disso, ela demonstrou preocupação no dia a dia do pequeno. "Imagine um mundo onde os sons se desvanecem, onde as risadas se tornam sussurros distantes e as palavras de carinho são difíceis de entender", disse a mãe, disposta a melhorar a vida do filho.
Sem condições financeiras de arcar com os custos dos equipamentos, avaliados em R$ 11 mil, a família optou por financiar os aparelhos em cinco anos e agora tenta arrecadar fundos para conseguir quitar a dívida.
Para isso, foi criada uma vaquinha virtual com o objetivo de receber doações. Ajude!
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Raça Negra faz show especial na Capital em novembro

Criador de cavalos doa renda de leilão para Associação Juliano Varela

Professor lança corrida para promover doação de medula e sangue

Feirão do Cincão do AACC/MS acontece nos dias 5 e 6 com peças a R$ 5

Advogadas criminalistas de MS realizam curso de tiro exclusivo

Vivência terapêutica promove conexão com a cultura popular nordestina na Capital

Lembra dele? João Guilherme faz exame genético após campanha solidária

Ajude! Família faz vaquinha para trazer esportista com AVC de SP para Campo Grande

JD1TV: Fotos instantâneas viram lembrança e atração em cafeteria da Capital
