Menu
Busca sexta, 08 de dezembro de 2023
(67) 99647-9098
Sesi ICMS Dez23
Comportamento

Menina emociona ao raspar cabelo em homenagem à avó doente; Assista

Milena Santana, de 10 anos, propôs a ideia após ver a luta da avó contra o câncer de mama, aos 58 anos

11 novembro 2023 - 16h41Brenda Leitte

Em um gesto tocante de amor e empatia, uma menina, de apenas 10 anos, tomou uma decisão corajosa e escolheu raspar completamente a cabeça em apoio à avó, que enfrenta uma difícil batalha contra o câncer. Com a atitude, Milena Santana dos Santos inspirou os familiares ao seu redor.

Ivone Santana, de 58 anos, foi diagnosticada com câncer de mama em maio deste ano. Como não poderia ser diferente, o baque foi muito grande para a família que vive no Paraná.

“Quando decidimos contar para as crianças sobre o assunto, elas obviamente ficaram tristes e preocupadas, porém a Milena recebeu a notícia sobre o câncer com mais leveza”, contou a mãe da menina, Fernanda Santana.

Tratamento contra o câncer

“Com o passar do tempo, vieram muitas lutas. Passamos por muitas dificuldades para marcar consultas e só iniciamos o tratamento em meados do mês de julho. Logo após a primeira sessão de quimioterapia, minha mãe começou a perder os cabelos e para mim esse foi o momento mais difícil. Talvez seja esse momento que você realmente percebe que a doença é real, que ela está presente em alguém muito próximo. E ver a tristeza de minha mãe perdendo os cabelos realmente mexeu muito comigo, ela sempre foi muito vaidosa e eu sabia o quanto estava sendo difícil esse momento para ela”, explicou Fernanda.

Assim, em um gesto de empatia e solidariedade, Fernanda diz que toda a família se organizou para tornar o momento de raspar a cabeça de dona Ivone mais leve. Entretanto, ninguém esperava que a pequena Milena tomaria a mesma decisão. Movida pelo desejo de compartilhar o fardo da avó e demonstrar solidariedade, a criança propôs a ideia de raspar seu próprio cabelo.

“Organizamos um momento especial para minha mãe. Minha irmã de Curitiba veio para Maringá sem ela saber e juntas com as netas fomos ao trabalho dela, todas de lenços na cabeça. Combinamos de nos reunir em minha casa para raspar o cabelo de minha mãe. Durante todo o processo de organização desse dia, Milena sempre disse que iria raspar o cabelo junto. Eu, sinceramente, não levei muito a sério. Achei que ela não teria coragem e não dei muita atenção. Conforme ia chegando perto o dia, mais ela insistia. Então, isso começou a me preocupar. Sempre pensava que ela não tinha noção do que poderia acontecer, de como ela poderia sofrer com as crianças ao redor dela no coral e na Ginástica Rítmica. Mas, após muitas conversas, percebi que a dificuldade em aceitar o gesto era meu, pois eu não tinha essa coragem, e não conseguia imaginar como uma crianças de dez anos poderia tomar essa decisão”, comentou. 

A comovente cena aconteceu no dia 23 de setembro. A neta cumpriu o que prometeu. O ambiente estava repleto de emoções, misturando momentos de tristeza pela situação da avó e de admiração pela demonstração de coragem da criança.

‘Eu me sentia linda, pois estava igual minha avó’

A pequena Milena disse que raspar o cabelo foi uma forma de mostrar apoio à avó e que, se pudesse, faria tudo outra vez. “Imagina você sofrer por causa de um câncer e ainda precisar raspar o cabelo, que é uma das coisas que a mulher tem mais apego. Como eu não queria que minha avó sofresse sozinha, pedi para raspar meu cabelo e eu me senti feliz pela decisão. Eu me sentia linda, pois estava igual minha avó. Quando fazemos algo que possa ajudar o próximo a sensação é muito boa e o motivo é nobre. Não me arrependo e faria de novo”, afirmou.

A mãe de Milena ainda ressaltou que a filha tirou de letra a situação. “No primeiro dia de aula, após ter raspado o cabelo, já chegou sem lenço e nunca mais usou, sempre brincava com a situação e nunca se importou com o lugar onde íamos ou as pessoas que estariam lá”, afirma.

Em um vídeo é possível ver a avó visivelmente emocionada e grata pela demonstração de amor da menina. A família agora enfrenta a jornada da doença com um novo senso de união e força, alimentado pelo exemplo inspirador da pequena protagonista. Veja abaixo.

A avó descobriu o câncer pode meio do autoexame, durante o banho. Atualmente, ela tem feito quimioterapia a cada 21 dias e segue firme na batalha contra a doença.


*Com informações do portal GMC Online.


Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Assembleia - Dez23 Square

Deixe seu Comentário

Leia Também

Comportamento
Avião com Lucas Lima 'dá pau' em trajeto para Campo Grande; Assista
Comportamento
Bombeiros são acionados para resgatar onça, mas na verdade era cobertor estampado
Comportamento
Ainda dá tempo! Correios ampliam prazo para adoção de cartinhas de Natal
Comportamento
AGORA: Zé Neto sofre grave acidente após caminhonete capotar várias vezes
Comportamento
Habilitada! Após reprovar 10 vezes, mulher faz bolo para comemorar CNH e viraliza
Comportamento
Globo divulga a primeira chamada do "BBB 24" e revela novidades; Confira
Comportamento
Apropriação cultural: Medina coloca tranças no cabelo e é criticado na internet
Comportamento
Com show gratuito, Família Lima inaugura Cidade do Natal nesta quinta
Comportamento
MS participará pela primeira vez da Campanha "Dia de Doar"
Comportamento
Ho ho ho! Programação de Natal chega dia 6 de dezembro na Capital

Mais Lidas

Polícia
JD1TV: Corna descobre chifre e coloca fogo no marido durante briga
Geral
JD1TV AGORA: Obra da Suzano pega fogo em Ribas do Rio Pardo
Polícia
JD1TV: Caminhoneiro filma acidente gravíssimo entre carretas
Justiça
Disputa por terras tem até "grupos armados" em Sidrolândia