Menu
Menu
Busca domingo, 07 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Comportamento

Na 'contramão do mundo', Nataly lança livro de crônicas

Autora conta que teve inspiração em um artigo do articulista sul-mato-grossense, Rosildo Barcellos

21 julho 2025 - 16h42Redação
Dr Canela

As palavras que se misturam, enamoram, encantam. Encanto pela vida, pelo cotidiano, pelo Rio de Janeiro, por Salvador.  A facilidade de colocar nas páginas seus mais profundos sentimentos e impressões. Agora, Nataly Moraes, prepara-se para arrebatar os leitores com a sua declaração de amor em forma de crônicas.

Essa mistura de tintas dramáticas que a colorem e, ao mesmo tempo, a insistência dos tons poéticos que brotam, certamente trazem um olhar apaixonado, cuidadoso, refinado, quase lúdico, a uma rotina que, para muitos, beira à monotonia. Mas não para Nataly Moraes, que soube tirar dos pormenores, dos pequenos prazeres, o belo, um diferencial, uma crônica urbana.

Habilidade cada vez mais rara, restrita àqueles que sabem interagir com as palavras. Que encontraram a sua voz em meio a tantas outras, mas também são capazes de usar suas referências na literatura para aprimorá-la.

Em entrevista exclusiva para o JD1 Notícias,  Nataly aponta: “ Acho mais fácil emplacar os poemas e crônicas do que o romance. Isso acontece porque modernamente a crônica, mas principalmente, a poesia, se adaptam melhor às novas mídias. Talvez, como produto, a poesia não venda tanto, mas certamente a poesia é muito mais lida do que o romance. Um livro de poemas não encontra espaço no mercado editorial, mas o poema em si viaja o mundo por outros meios.- ressalta.

“O mesmo se pode dizer da crônica. Seja na sala de aula, seja numa exame de vestibular, seja nas páginas de um jornal, seja num blog, seja no youtube, no Facebook, no Instagram, as pessoas leem poemas. É um bem imaterial da humanidade Escrever é um ato solitário. E, para além de solitário, é inadiável. Então, estamos sujeitos à ação de duas forças contrárias: por um lado, a necessidade de dizer algo; por outro, essa força gravitacional que prende a caneta no papel e que impede que ela se mova", conta. 

"Li um artigo recente do Imortal Rosildo Barcellos, escritor com 58 livros publicados, que este mês esta lançando sua participação no livro “Púrpura”, na Polônia, comentava sobre um texto do João do Rio, de 1903, que se chama o ‘Brasil lê’. Nesse texto, João do Rio, um dos maiores cronistas do Brasil, reclama das mesmas coisas que reclamamos hoje. Se tirássemos a data e atualizássemos o estilo, poderíamos dizer que foi escrito hoje. Escrever no Brasil é e sempre foi um ato de resistência O segredo está em achar conforto no desconforto!", analisa.

"Poderia dizer que é um exercício fácil, mas é tanta força do corpo todo , para um equilíbrio, resistência… acredito que esse exercício vai muito além  Relacionar-se é um desafio dos grandes. Espero deixar isso claro entre estas crônicas. Me conhecer foi o primeiro e maior . Meu projeto de vida. O segundo foi abrir esse espaço. Este livro , se è que posso chamar assim, è um apanhador de sentimentos e pequenices da vida que me deram sentindo para viver uma vida bem vivida. Hoje, se sorrio para o passado, foi por ter aprendido com cada vírgula", conclui.

O novo trabalho de Nataly Moraes  pode ser acompanhado pelo link do site https://clubedeautores.com.br/livro/alem-do-que-se-ve

Reportar Erro
Dr Canela
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Para encarar férias escolares, psiquiatra alerta: "Autocuidado é sobrevivência e não luxo"
Comportamento
Para encarar férias escolares, psiquiatra alerta: "Autocuidado é sobrevivência e não luxo"
Programação segue até o dia 31 de dezembro
Comportamento
Abertura do Natal dos Sonhos reúne famílias na Praça Ary Coelho
Família acolhida pela SAS
Comportamento
Após 18 dias na Capital, família assaltada na Bolívia finalmente consegue voltar para casa
Vitinho abre nesta sexta-feira com passaportes a R$ 35
Comportamento
Vitinho Park e atrações natalinas animam o fim de semana na Capital
Conhecido por uma variedade de brinquedos, o parque itinerante roda o Brasil há 38 anos levando diversão
Comportamento
Com passaporte de R$ 35, Vitinho Park estreia nesta sexta na Capital
Campo-grandenses atravessam fronteiras para viver final da Libertadores em Lima
Comportamento
Campo-grandenses atravessam fronteiras para viver final da Libertadores em Lima
Os artistas têm programação intensa em três dias.
Comportamento
Artistas de MS apresentam espetáculo "Cabeça de Toco" no TRISCA, no Piauí
A atração faz parte da campanha nacional da Coca-Cola
Comportamento
Caravana da Coca-Cola volta às ruas da Capital em dezembro
Rede californiana de fast-food inaugura loja em shopping de Campo Grande
Comportamento
Rede californiana de fast-food inaugura loja em shopping de Campo Grande
Marina trabalha com moda sustentável há 10 anos
Comportamento
Luxo sustentável ganha espaço e movimenta a moda circular com marcas de grife

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG