Menu
Menu
Busca segunda, 04 de maio de 2026
Cultura

Aos 96 anos, morre o cineasta Franco Zeffirelli

Ele filmou Romeu e Julieta, Jesus de Nazaré e outros sucessos

15 junho 2019 - 11h35Priscilla Porangaba, com informações da assessoria    atualizado em 15/06/2019 às 14h19

O cineasta italiano Franco Zeffirelli morreu neste sábado (15) aos 96 anos, em Roma, anunciou Dario Nardella, prefeito de Florença, cidade natal do artista, a quem classificou como "um dos grandes homens da cultura mundial".

Nascido em 12 de fevereiro de 1923, Zeffirelli se tornou conhecido por suas visões românticas no cinema, opulentas produções de ópera e adaptações de peças de Shakespeare no teatro.

Para a televisão, filmou Romeu e Julieta, Jesus de Nazaré (1977), em vários episódios rodados no Marrocos e na Tunísia, e que contou com a aprovação da Igreja e a rejeição do Partido Comunista da Itália; Dias de destruição (1966), Fidelio (1970) e a Missa Solene (1971), de Beethoven.

Zefirelli começou no mundo do cinema pelas mãos de Luchino Visconti, como assistente de direção em três de seus melhores filmes A Terra Treme (1948), Belíssima (1951) e Sedução da Carne (1954), onde disse ter nascido sua paixão pela Sétima Arte.

Homossexual declarado, ele revelou em autobiografia publicada quando tinha 83 anos seu grande amor por Visconti. Entrou no Parlamento pelo partido de Silvio Berlusconi, Forza Itália, e se dizia conservador por "desespero anticomunista".

Só conheceu seu pai depois da morte da mãe, Adelaide Garosi, que, apaixonada por Mozart, quis dar ao filho o nome da ária de Idomeneo (Zeffiretti), mas o funcionário do cartório civil se equivocou e escreveu Zeffirelli.

Após a morte da mãe, quando ainda era um menino, foi criando entre mulheres. A babá, que era inglesa e se chamava Mary, lhe ensinou inglês e despertou a paixão por Shakespeare.

Zeffirelli também foi muito ativo no mundo do teatro e da ópera como diretor cênico e também figurinista. Em 1959, subiu ao palco do Covent Garden de Londres, com as obras Os palhaços e Lucia di Lammermoor.

Não reivindicando favoritos, Zeffirelli certa vez se comparou a um sultão com um harém de três: cinema, teatro e ópera. "Eu não sou um diretor de cinema. Eu sou um diretor que usa diferentes instrumentos para expressar sonhos e histórias – para fazer as pessoas sonharem", disse em 2006.

Em outra entrevista de 2009, ele acrescentou: "Eu sempre gostei da beleza, a beleza simples e rigorosa que perfura corações e mentes sem qualquer esforço".

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

"Corpo Sobre Penas", nova criação do bailarino sul-mato-grossense
Cultura
"Corpo sobre Penas" estreia com dança e reflexão no Hotel Gaspar nesta semana
Bell Éter
Cultura
Bell Éter sobe ao palco do Sesc com show "Grandes Vozes"
Feirinha Hub
Cultura
Feirinha Casa Hub antecipa feriado com cultura e música em Campo Grande
Podem participar filmes finalizados em 2025 ou 2026, com duração de até 30 minutos
Cultura
Com alcance internacional, Festival Curta Campo Grande abre inscrições para a 3ª edição nesta sexta
Polêmica sobre a lei do banheiro virou destaque nacional
Cultura
Banheiros "por sexo biológico" em Campo Grande ganha destaque nacional e tem precedentes judiciais
O show aposta em uma experiência completa
Cultura
Com ingressos quase esgotados, Manieri entra na contagem regressiva em Campo Grande
DJ Bárbara Labres é bastante conhecida nas redes sociais
Cultura
Com 6 milhões de seguidores, DJ Bárbara Labres é atração em show em MS
Revoada Cultural leva programação gratuita ao centro de Campo Grande
Cultura
Revoada Cultural leva programação gratuita ao centro de Campo Grande
Sábado tem teatro, rock, música erudita e espetáculo infantil em Campo Grande
Cultura
Sábado tem teatro, rock, música erudita e espetáculo infantil em Campo Grande
Sesc Teatro Prosa celebra Dia Internacional da Dança com três espetáculos gratuitos na Capital
Cultura
Sesc Teatro Prosa celebra Dia Internacional da Dança com três espetáculos gratuitos na Capital

Mais Lidas

Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Foto: Rodrigo Tammaro
Clima
Capital terá queda nas temperaturas e pode registrar frio abaixo de 10°C na próxima semana
Momento do acidente - Foto: Reprodução
Brasil
VÍDEO: Peão morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em Rondônia
Carteira de trabalho
Brasil
Em vídeo, rede de supermercados anuncia fim da escala 6x1 e adoção do modelo 5x2