Menu
Menu
Busca sábado, 17 de maio de 2025
TJMS Intinerante Maio25
Cultura

Com novas atrações, 'Arte nas Estações' segue na Capital até fevereiro de 2025

Programação gratuita inclui visitas mediadas, oficinas de arte, formação com professores, ações artísticas e culturais

26 novembro 2024 - 19h05Da Redação

O projeto 'Arte nas Estações' que, depois de passar por Minas Gerais, chegou em Mato Grosso do Sul em setembro, apresenta um amplo programa educativo gratuito, em diálogo com exposições de arte naïf. A atrações seguem até o mês de fevereiro de 2025 em Campo Grande.

As ações partem dos encontros e oportunidades de trocas e aprendizagens com os públicos locais para construir saberes e experiências.

Idealizado pelo colecionador e gestor cultural carioca Fabio Szwarcwald, com curadoria de Ulisses Carrilho e coordenação educativa de Janaina Melo, o projeto ocupa o Centro Cultural José Octávio Guizzo, com mostras de arte como ponto de partida para uma variada agenda cultural, artística e pedagógica.

Na cidade, o projeto conta com uma novidade: um ateliê educativo foi criado para receber os estudantes e todos os grupos que visitam a exposição. As visitas mediadas envolvem, portanto, práticas experimentais e convites à criação em diversas linguagens artísticas, desdobrando a experiência que os visitantes têm com a exposição.

Ativações individuais de bailarinos durante a Semana pra Dança de Campo Grande também estabeleceram relações com a mostra; assim como a ativação do programa performativo "Conversa de bar" (1976), inspirada em uma pintura homônima de Ivonaldo Veloso, que estimulava a conversa entre pessoas que até então não se conheciam. A programação é sempre gratuita e envolve tanto o público espontâneo como visitas agendadas de grupos.

Programação

A exposição 'Entre o céu e a terra' fica em cartaz até o dia 7 de dezembro e é possível participar da programação cujos principais destaques são: oficinas de construção de guias, rodas de literatura afrocentrada, rodas de danças populares brasileiras e apresentação de espetáculos de artes cênicas. Acompanhe a programação do Arte nas Estações pelo site.

O Ministério da Cultura apresenta Arte nas Estações. Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio Master da Energisa; patrocínio Copa Energia, BMA Advogados, Banco BV; apoio Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Mato Grosso do Sul e Governo do Mato Grosso do Sul; apoio cultural: Instituto Energisa; apoio do programa educativo, Fundo de Filantropia da Família Hees; Correalização do programa educativo do Instituto 3C, concepção A-Ponte, realização Ikigai Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Serviço
ARTE NAS ESTAÇÕES | CAMPO GRANDE | MS
Encerramento: 19 de fevereiro de 2025
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo - Rua 26 de agosto, 453;
Terça a sábado, das 9h às 18h (quinta, horário estendido até às 20h);
Entrada gratuita | Classificação livre.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Série documental "Caminho do Peabiru, O legado que o tempo escondeu"
Cultura
Série sobre uma das primeiras rotas bioceânicas do mundo estreia na Capital
Show acontecerá no dia 12 de junho
Cultura
Natiruts se despede dos palcos com show em Campo Grande
Foto: acervo MARCO
Cultura
"As várias faces de Lídia Baís", MIS recebe exposição sobre a artista sul-mato-grossense
Homenagem foi gravada no último dia 5, no Megaphone Estúdio
Cultura
JD1TV: Projeto homenageia mães com música de Alzira Espíndola em Campo Grande
Codinome Winchester
Cultura
Banda sul-mato-grossense disputa vaga em festival nacional de rock; vote
Lino Vilachá
Cultura
Literato regional, Lino Vilachá é tema do Clube de Leitura desta quinta-feira (8)
 Selton Mello/Reprodução
Geral
"Ainda Estou Aqui" estará na Netflix dos Estados Unidos
Foto: @Vaca18azul
Cultura
6ª edição da 'Temporada Sucata Cultural' em Dourados começa em maio
Show da Lady Gaga irá reunir os fãs neste sábado
Cultura
Show da Lady Gaga será transmitido ao vivo em bar da Capital; confira
Nana estava internada há bastante tempo
Cultura
Cantora Nanna Caymmi morre aos 84 anos no Rio de Janeiro

Mais Lidas

Motociclista morto em acidente na BR-163 poderia estar tentando ultrapassagem
Polícia
Motociclista morto em acidente na BR-163 poderia estar tentando ultrapassagem
Motociclista morto em acidente na BR-163 é identificado
Polícia
Motociclista morto em acidente na BR-163 é identificado
JD1TV: Homem tenta invadir casa, mas fica peladão após roupa enganchar em muro
Polícia
JD1TV: Homem tenta invadir casa, mas fica peladão após roupa enganchar em muro
JD1TV: Influencer grava a própria morte ao ser baleada durante ao vivo na internet
Polícia
JD1TV: Influencer grava a própria morte ao ser baleada durante ao vivo na internet