O projeto 'Arte nas Estações' que, depois de passar por Minas Gerais, chegou em Mato Grosso do Sul em setembro, apresenta um amplo programa educativo gratuito, em diálogo com exposições de arte naïf. A atrações seguem até o mês de fevereiro de 2025 em Campo Grande.
As ações partem dos encontros e oportunidades de trocas e aprendizagens com os públicos locais para construir saberes e experiências.
Idealizado pelo colecionador e gestor cultural carioca Fabio Szwarcwald, com curadoria de Ulisses Carrilho e coordenação educativa de Janaina Melo, o projeto ocupa o Centro Cultural José Octávio Guizzo, com mostras de arte como ponto de partida para uma variada agenda cultural, artística e pedagógica.
Na cidade, o projeto conta com uma novidade: um ateliê educativo foi criado para receber os estudantes e todos os grupos que visitam a exposição. As visitas mediadas envolvem, portanto, práticas experimentais e convites à criação em diversas linguagens artísticas, desdobrando a experiência que os visitantes têm com a exposição.
Ativações individuais de bailarinos durante a Semana pra Dança de Campo Grande também estabeleceram relações com a mostra; assim como a ativação do programa performativo "Conversa de bar" (1976), inspirada em uma pintura homônima de Ivonaldo Veloso, que estimulava a conversa entre pessoas que até então não se conheciam. A programação é sempre gratuita e envolve tanto o público espontâneo como visitas agendadas de grupos.
Programação
A exposição 'Entre o céu e a terra' fica em cartaz até o dia 7 de dezembro e é possível participar da programação cujos principais destaques são: oficinas de construção de guias, rodas de literatura afrocentrada, rodas de danças populares brasileiras e apresentação de espetáculos de artes cênicas. Acompanhe a programação do Arte nas Estações pelo site.
O Ministério da Cultura apresenta Arte nas Estações. Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio Master da Energisa; patrocínio Copa Energia, BMA Advogados, Banco BV; apoio Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Mato Grosso do Sul e Governo do Mato Grosso do Sul; apoio cultural: Instituto Energisa; apoio do programa educativo, Fundo de Filantropia da Família Hees; Correalização do programa educativo do Instituto 3C, concepção A-Ponte, realização Ikigai Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Serviço
ARTE NAS ESTAÇÕES | CAMPO GRANDE | MS
Encerramento: 19 de fevereiro de 2025
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo - Rua 26 de agosto, 453;
Terça a sábado, das 9h às 18h (quinta, horário estendido até às 20h);
Entrada gratuita | Classificação livre.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Show com Matogrosso & Matias marca abertura da Expogrande nesta quinta

Cinemas e Streaming: Abril tem Minecraft, The Last of Us e Ainda Estou Aqui

Dua Lipa anuncia dois shows no Brasil; veja datas e valores

Casa de Ensaio celebra 28 anos com exibição de documentário

Performance "SustentAção" do Núcleo Fuga! ocupa ruas da Capital e Dourados

Marvel anuncia elenco de "Vingadores: Doomsday" com retorno de X-Men

Artesãos são homenageados com a Medalha João Manoel da Silva na Câmara Municipal

Cantor de MS lança EP 'De Bloco em Bloco' inspirado em Raça Negra e MC João

Shopping oferece imersão histórica, cinema e programação inclusiva no fim de semana
