Em mais uma roda de leitura e debate literário a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) traz nesta quinta-feira (8), a trajetória literária do escritor, poeta e cronista, Lino Vilachá em seu 'Clube de Leitura'. O evento tem entrada franca e acontece às 19h30 no auditório da instituição, localizado na Rua 14 de Julho, nº 4653, São Francisco.
O evento terá a participação da imortal Raquel Naveira, que analisará junto com as organizadoras, as imortais Lenilde Ramos, Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco a trajetória de Vilachá.
Para Lenilde Ramos, que estuda e conhece o trabalho de Lino Vilachá, tendo convivido com ele em trabalhos no Hospital São Julião, onde foi internado devido a hanseníase, o destaque que a ASL permite ao escritor através de suas leituras “é um digno reconhecimento a um homem que teve espiritualidade, esperança, perseverança e uma vida de grande dedicação pelo humanismo”.
Segundo o presidente da ASL, Henrique de Medeiros, Lino Villachá (1938–1994) emergiu de um contexto de isolamento e resistência. Sua poesia reflete essa experiência, abordando temas como dor, amor, exclusão social e resistência.
Apesar das dificuldades diante de severas limitações físicas impostas pela hanseníase, ele se tornou cronista do hospital e da cidade, registrando histórias e sentimentos daqueles que viviam ali.
Além de poeta, Vilachá foi um organizador cultural, promovendo eventos dentro do hospital e incentivando a prática esportiva e cultural entre os internos. Sua obra literária inclui poemas e crônicas, alguns dos quais foram musicados e apresentados em eventos. Publicou cinco livros, sendo que seus textos são marcados por uma profunda espiritualidade e esperança.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

BLX lança o EP 'Electrosounds' trazendo raízes sul-mato-grossenses à música eletrônica

JD1TV: Com oficinas e cinema para todos, Bonito CineSur chega à sua terceira edição

Seis sul-mato-grossenses são premiados no Festival Internacional de Dança de MS

MS adere ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc e mantém 100% de participação

3ª Roda Nacional de Violeiros celebra Dia da Música Caipira com shows e gastronomia na Capital

My Chemical Romance confirma retorno ao Brasil em fevereiro de 2026

ONG promove arraial para beneficiar crianças carentes de Campo Grande

Festival de Dança tem apresentações neste domingo em Campo Grande

"Não é só festa, é renovação de promessas", diz antropólogo sobre Banho de São João
