Um ano após ter deixado o hospital, onde permaneceu quase 50 dias internado por causa de uma inflamação no peritônio que o fez passar por cirurgia e o deixou sem andar nem falar, Latorraca está de volta à TV.
Este é seu primeiro protagonista após o Solano da série "S.O.S. Emergência", de 2010, e sua estreia ao lado de Luiz Fernando Carvalho, diretor com quem há muito queria trabalhar.
Na produção, que toma como base dois contos do livro "Alexandre e Outros Heróis", de Graciliano Ramos, Latorraca vive o contador de histórias, morador de uma casa simples à beira do rio, que mistura verdade e mentira ao narrar causos para sua plateia fiel, formada pela mulher e vizinhos.
"A sensação que tenho é a de renascer com esse trabalho. E o Luiz Fernando põe isso no especial", diz. "Ele criou uma cena em que falo 'Não me leva agora. Não! Espera!'. E eu gritando, 'mãe, mãããããe!'. Nossa, é muito forte isso, mexeu comigo."
Durante o período em que ficou internado, Latorraca diz ter se lembrado muito de seus pais. E temeu o pior. Quatro dias após a cirurgia, se sentia completamente debilitado. "A fala não vem, mas a cabeça fica com tudo. Você quer escrever e não pode, não dá nem para fazer mímica", diz.
Quando a fisioterapeuta lhe disse que o faria andar, achou loucura. Mas foi, usando andador. "Queria voltar logo. Tive medo de cair. Nessa hora, você vira um bebê."
Vigor
O convite para o papel "foi um presente", como diz Latorraca. Mas fazê-lo exigiu cerca de três meses de trabalho, em um período em que ele recuperava seu vigor.
Além de fazer exercícios de interpretação que incluíram se enrolar numa cortina junto com o ator Flávio Bauraqui, no Projac, no Rio, Latorraca passou dez dias hospedado numa fazenda em Pão de Açúcar, a quatro horas de Maceió (AL), para onde levou um estojo de remédios. Para ir à locação, atravessava o rio São Francisco de balsa.
Ele conta que o trabalho o revigorou. Numa cena, precisava ficar no rio, embaixo d'água. O diretor disse para permanecer submerso o quanto conseguisse. "Repeti umas 500 vezes, adorando aquilo", diz, rindo.
Afirma, ainda, não ter se importado em usar uma lente de contato que não o permitia ver nada com o olho esquerdo - é ela que dá ao personagem sua aparência de caolho.
Segundo o ator, Carvalho conduziu as gravações com delicadeza, sem a pressão do "atenção, ação, gravando!", mas trouxe desafios, como as cenas organizadas como se fossem partituras, com indicações musicais que determinariam o tom das interpretações - "allegro", "andante" etc. "Ele me tirou totalmente da zona de conforto", afirma.
Carvalho diz que o especial vai virar série, com gravações previstas para o segundo semestre de 2014. Já tem outros nove contos de Graciliano adaptados e quer ter, de novo, Latorraca no papel.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cultura
João Gomes é atração confirmada do MS ao Vivo em julho

Cultura
Festival Internacional de Dança de MS começa nesta quarta-feira

Cultura
Com Léo Santana confirmado, Pantaneta 2025 é lançada oficialmente

Cultura
MS ao Vivo: 15 mil pessoas curtiram a noite com o Top Samba e Atitude 67

Cultura
Do Mangue ao Picadeiro: Trupe pernambucana chega a Campo Grande

Cultura
Bolo de Santo Antônio terá venda extra no Arraial da Praça do Rádio

Cultura
Campo Grande recebe show do Atitude 67 neste domingo com entrada gratuita

Cidade
Eduardo Riedel presenteia princesa japonesa com bolsa de marca sul-mato-grossense

Cultura
Dia de Santo Antônio terá programação especial em Campo Grande; confira

Cultura