A Orquestra Indígena do Mato Grosso do Sul realiza apresentação especial nesta quarta-feira (16), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian, no CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo), em Campo Grande, com a entrada gratuita.
O concerto marca uma etapa fundamental no processo de criação colaborativa do espetáculo “Arapy Aguasu – Sinfonia entre Dois Mundos”, obra idealizada por Eduardo Martinelli (Brasil) e Norberto Cruz (Madeira – Portugal), que será levada em turnê internacional por Portugal e Espanha no segundo semestre de 2025.
A produção reúne a sonoridade da Orquestra Indígena com músicos da Ilha da Madeira, criando uma fusão única entre ritmos ancestrais brasileiros e a tradição musical portuguesa. Inspirado pelas "Marés" e pela "Mata", o projeto simboliza as correntes marítimas que historicamente conectaram os dois territórios e valoriza os recursos naturais e culturais da Madeira e do Mato Grosso do Sul.
O projeto também integra as comemorações do bicentenário do Tratado do Rio de Janeiro, assinado em 1825, que selou a paz, amizade e aliança entre Brasil e Portugal após a independência. A música, neste contexto, torna-se ponte simbólica entre os povos.
Além da valorização da cultura indígena, o espetáculo reforça a importância do intercâmbio cultural como instrumento de transformação social e fortalecimento da identidade.
O espetáculo conta com realização da República Portuguesa, por meio de seu Ministério da Cultura (DGArtes), do Governo Federal do Brasil, via Lei Rouanet, e da Fundação Ueze Elias Zahran. A produção é assinada pela ABM-Madeira (Portugal), Instituto Amigos do Coração (Brasil) e Miradouro Cultural (Portugal).
O projeto tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), além do Governo Regional da Madeira.
A turnê internacional da Orquestra Indígena está prevista para acontecer entre agosto e setembro de 2025, com apresentações em Lisboa, Ilha da Madeira e Barcelona, tendo o espetáculo “Arapy Aguasu” como peça central.
Agenda de apresentações:
- 16 de abril – Teatro Aracy Balabanian (Campo Grande - MS), às 20h – Entrada gratuita
- 31 de maio – Memorial da América Latina (São Paulo - SP), às 20h
- 20 a 31 de agosto – Concertos na Ilha da Madeira e em Lisboa (Portugal)
- 2 a 7 de setembro – Concertos em Barcelona (Espanha)
Deixe seu Comentário
Leia Também

Capital abre inscrições para Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 126 anos da cidade

BLX lança o EP 'Electrosounds' trazendo raízes sul-mato-grossenses à música eletrônica

JD1TV: Com oficinas e cinema para todos, Bonito CineSur chega à sua terceira edição

Seis sul-mato-grossenses são premiados no Festival Internacional de Dança de MS

MS adere ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc e mantém 100% de participação

3ª Roda Nacional de Violeiros celebra Dia da Música Caipira com shows e gastronomia na Capital

My Chemical Romance confirma retorno ao Brasil em fevereiro de 2026

ONG promove arraial para beneficiar crianças carentes de Campo Grande

Festival de Dança tem apresentações neste domingo em Campo Grande
