Estreia nesta quarta-feira (18), às 19h, no Teatro Aracy Balabanian, o documentário "Onde Você Estava?", dirigido pelo cineasta e professor Roberto Figueiredo, de 68 anos, vítima de um latrocínio na madrugada de sexta-feira (13), na própria residência, no Alto São Francisco, em Campo Grande.
A nota divulgada pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) aponta que a estreia foi mantida para essa data por ganhar um significado especial após o caso, que envolveu um adolescente, de 17 anos, apontado como autor do latrocínio.
Beto, como era conhecido, tinha o desejo de lançar o documentário ainda neste ano, pois coincidia com os 45 anos da instalação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1979, conforme a explicação da pró-reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Rubia Renata Marques
O documentário reúne depoimentos de historiadores, jornalistas, artistas e comerciantes que vivenciaram os acontecimentos que marcaram a divisão de Mato Grosso em 1977 e a instalação de Mato Grosso do Sul dois anos depois. A obra reflete sobre a identidade cultural do estado e os impactos da mudança histórica sob diferentes perspectivas.
Em entrevista concedida no último dia 11, durante a divulgação do lançamento, Roberto Figueiredo compartilhou sua motivação pessoal para criar o documentário. “Sempre quis entender os sentimentos da população na época da instalação de Mato Grosso do Sul. Eu, por exemplo, morava em Três Lagoas e fazia faculdade, e tudo isso parecia muito distante. Fomos pegos de surpresa, principalmente nós do interior, que não sabíamos nada sobre o movimento separatista ou a lei assinada em 1977. Em 1979, a instalação oficial nos surpreendeu ainda mais. Essa dúvida sempre permaneceu: de onde surgiu essa ideia que se concretizou naquele momento?”, explicou o diretor, ainda
O filme apresenta uma coleção de olhares sobre esse marco histórico, construída a partir de dez entrevistas realizadas com personalidades como Lenilde Ramos, Américo Calheiros, Marília Leite, Yara Penteado, Humberto Espíndola, Jonir Figueiredo, Gelásio Roque, Marisa Machado, Fausto Brites e Douglas Alves Silva. Cada depoimento traz uma perspectiva única, compondo um registro histórico que transcende o simples relato dos fatos.
A exibição do documentário se transforma em um tributo à trajetória de Roberto Figueiredo, que dedicou sua vida à educação e à preservação da memória cultural de Mato Grosso do Sul.
Serviço
Lançamento do documentário “Onde Você Estava?”
Data: 18 de dezembro de 2024
Horário: 19h
Local: Teatro Aracy Balabanian – Campo Grande
Deixe seu Comentário
Leia Também

Natiruts se despede dos palcos com show em Campo Grande

"As várias faces de Lídia Baís", MIS recebe exposição sobre a artista sul-mato-grossense

JD1TV: Projeto homenageia mães com música de Alzira Espíndola em Campo Grande

Banda sul-mato-grossense disputa vaga em festival nacional de rock; vote

Literato regional, Lino Vilachá é tema do Clube de Leitura desta quinta-feira (8)

"Ainda Estou Aqui" estará na Netflix dos Estados Unidos

6ª edição da 'Temporada Sucata Cultural' em Dourados começa em maio

Show da Lady Gaga será transmitido ao vivo em bar da Capital; confira

Cantora Nanna Caymmi morre aos 84 anos no Rio de Janeiro
