Misto de manifesto, arte e até sinalização turística, o trabalho de Vanini consiste em uma colagem de fotos de um homem portando uma câmera fotográfica. O lambe-lambe já se espalhou por diversos pontos de Florianópolis (cidade onde vive), São Paulo, Porto Alegre e já viajou até Punta del Leste e Las Vegas.
Por morar em Florianópolis, cidade que vive do turismo, o fotógrafo se perguntava por que não existia uma sinalização ou algo que identificasse os pontos turísticos do destino - ou mesmo os lugares interessantes para fotografar. Na visão de Vanini, faltava algo que promovesse uma interação maior entre o visitante e o ambiente.
Depois de ter contato com grafiteiros e artistas de rua, a ideia ganhou forma e tomou as ruas. Suas colagens estão em mirantes e próximos de atrações turísticas, mas também em becos escondidos, de difícil acesso ou proibidos - lugares tidos como não-turísticos em um primeiro olhar. Daí que surgem alguns questionamentos: são pontos que deveriam ser turísticos e mais bem cuidados, por isso o lambe está lá?
"Na verdade, os turistas são assim: exploradores que descobrem a cidade a cada passo", explica o artista. O intuito do projeto é justamente o de provocar reflexões como estas e despertar nas pessoas o desejo de ver a cidade de uma nova maneira. "É fazer com que elas busquem beleza nos lugares menos óbvios. Nos habituamos com o cotidiano ou estamos dispostos a vê-lo com outros olhos?", questiona.
Como a maioria dos artistas de rua do Brasil, Vanini encontra dificuldades para aplicar as colagens e até mesmo para fazer com que elas sobrevivam. Mas se por um lado o lambe é mais fácil de ser removido de um muro do que um grafite, por outro permite bastante intervenção. "Já vi todo tipo de coisa: mensagens, acessórios, telefones e por aí vai. Todo mundo tem um pouco dessa vontade de interagir na rua, apenas não sabe como começar", defende.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cultura
MS ao Vivo: 15 mil pessoas curtiram a noite com o Top Samba e Atitude 67

Cultura
Do Mangue ao Picadeiro: Trupe pernambucana chega a Campo Grande

Cultura
Bolo de Santo Antônio terá venda extra no Arraial da Praça do Rádio

Cultura
Campo Grande recebe show do Atitude 67 neste domingo com entrada gratuita

Cidade
Eduardo Riedel presenteia princesa japonesa com bolsa de marca sul-mato-grossense

Cultura
Dia de Santo Antônio terá programação especial em Campo Grande; confira

Cultura
Arraial na Praça do Rádio Clube começa nesta quinta e promete quatro dias de festa

Cultura
Eles não vêm mais! Natiruts cancela show da turnê final na Capital

Cultura
Amor à mesa: Confira onde celebrar o Dia dos Namorados em Campo Grande

Cultura