Menu
Busca sábado, 24 de agosto de 2019
(67) 99647-9098
Economia

71ª SBPC terá manifestações artísticas na Cidade Universitária

Maior feira científica da América Latina acontece nesta semana na UFMS

22 julho 2019 - 13h16Joilson Francelino, com informações da assessoria

Como parte da programação da  71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a SBPC Cultural promoverá diversas manifestações artísticas na Cidade Universitária. As apresentações serão abertas e gratuitas e o objetivo é integrar toda a comunidade e os participantes do evento com atividades que destaquem as expressões e valores culturais locais e regionais.

As atividades serão realizadas majoritariamente no palco Cultural localizado nas quadras esportivas da Cidade Universitária, entre 12h e 13h, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundação de Cultura de MS, e entre 18h e 20h. A organização contou com o apoio também da Comissão Sul-Mato-Grossense de Folclore. A 71ª SBPC contará ainda com outras manifestações artísticas em horários diversos no palco montado junto ao estádio Moreninho e no Teatro Glauce Rocha.

Programação

Segundo o responsável pela subcomissão cultural do evento, o pró-reitor de Extensão Cultura e Esportes, Marcelo Fernandes, em cada dia as apresentações trarão temas distintos, com homenagem especial às culturas que contribuíram com a formação da identidade do estado de Mato Grosso do Sul.

Dessa forma, nesta segunda-feira (22) a homenagem será à cultura andina, com a Banda Muchileiros, o coral da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) e o grupo Masis.

Na teça-feira (23) as culturas homenageadas serão a afro-brasileira e a indígena. Apresentam-se os grupos Nedem, Brô MCs, Ensemble DeArtes, o coro Cantemus, a Orquestra Indígena da Fundação Ueze Zahran, indígenas da Aldeia Bananal com a tradicional dança Bate Pau, banda Neabi, grupo de percussão Curumim Pé de Ouro e integrantes da Furnas do Dionísio com a dança quilombola Maculelê.

A cultura paraguaia será a homenageada na quarta-feira (24), com danças urbanas apresentadas pelo Nedem e Ballet David Sanches, de Pedro Juan Caballero (PY), com Fabio Kaida que apresentará música tradicional paraguaia junto a convidados, com o Coro Feminino da UFMS e com o Grupo Camalote de Danças Folclóricas.

Na quinta-feira (25) grupos de migrantes e imigrantes que se estabeleceram em Mato Grosso do Sul recebem homenagem. As culturas gaúcha, japonesa e árabe serão celebradas com apresentações dos grupos Nedem, Los Pantaneros, Litani, Duo de Violões, CTG Tropeiros da Querência, Shinsei Daiko, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Kariyushi Eisa Daiko e Seishun Yossakoi Soran.

As culturas regional e sertaneja serão homenageadas na sexta-feira (26). Apresentam-se o Grupo Oficina de Danças de Corumbá e o grupo Los Pantaneros, a dupla Fred e Victor, o grupo Camalote e o Coral de Trombones da UFMS.

Já no sábado (27) no Dia da Família na Ciência a programação contará com atividades circenses, contação de estórias e danças folclóricas, contemplando todas as faixas etárias do público. Apresentam-se os grupos Nedem, Los Pantaneros, os corais Infantil, da UnAPI e de Trombones da UFMS, o grupo Bailah também da Universidade, Marcos Assunção e Zé Du e Zé Pretin. A partir das 16h30 será realizado um arraial com a quadrilha Pé de Moleque do CCI Vovó Ziza e o Trio Zabumba Morena, com o apoio do Sesc MS.

Outras apresentações

Nesta segunda-feira coros e conjuntos da Universidade apresentarão música regional na entrega do título de Doutor Honoris Causa aos artistas Almir Sater, Isaac de Oliveira e Humberto Espíndola. O evento será no Teatro Glauce Rocha a partir das 20h, com a participação também da Orquestra Sinfônica de Campo Grande. Além das composições de Almir Sater, obras de Isaac de Oliveira e Humberto Espíndola serão expostas.

O Teatro Glauce Rocha também será palco, na quinta-feira (25) de um concerto que será realizado pela Banda Sinfônica e Coral da UFMS, a partir das 20h.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Seguro facultativo garante benefícios a quem não exerce atividade remunerada
Economia
Acima de R$ 4,12, dólar fecha no maior valor em quase um ano
Economia
Julho registra abertura de 43,8 mil postos de trabalho
Economia
Ministério da Economia corta despesas para garantir serviços essenciais
Economia
Bolsonaro diz que vai ouvir Guedes sobre novo imposto
Economia
Aumento na conta de luz pressiona inflação para os mais pobres
Economia
Financiamento imobiliário com taxas diferenciadas é anunciado pelo BB
Economia
Índice de confiança do empresário tem alta pelo 3º mês seguido
Economia
Fiems apresenta aos militares do exército potencial econômico de MS
Economia
Coaf muda para o Banco Central

Mais Lidas

Polícia
Polícia apresenta acusado de estupro e roubo no Jardim Carioca
Polícia
Família encontra jovem morto e suspeita é de suicídio
Polícia
Confusão em tabacaria da Moreninha termina em morte
Polícia
Rapaz é contatado por aplicativo para fazer corrida e desaparece