Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Economia

Emprego na indústria recua pelo quinto mês seguido, indica IBGE

12 novembro 2013 - 11h27Via G1
Dr Canela
O emprego na indústria brasileira recuou 0,4% em setembro, na comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a quinta queda seguida nesse tipo de comparação.

No ano - de janeiro a setembro, o índice acumula recuo de 0,9% e, em 12 meses, de 1%. Na comparação com o mesmo período de 2012, baixa de 1,4%. Em setembro, a produção da indústria brasileira subiu 0,7%.

Em relação a setembro de 2012, o número de trabalhadores caiu em 12 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE. O principal impacto negativo sobre o indicador partiu da Região Nordeste (-6,3%), que teve influência negativa da redução de funcionários do setor de alimentos e bebidas (-10%), calçados e couro (-8,0%) e vestuário (-4,5%), entre outros.

Outros destaques negativos partiram de São Paulo (-0,8%), da Bahia (-6,4%), de Pernambuco (-6,5%), do Rio Grande do Sul (-1,4%) e de Minas Gerais (-1,2%).

Na análise por setor, o total do pessoal ocupado assalariado recuou em 14 dos 18 ramos pesquisados. As pressões negativas vieram de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-5,7%), produtos de metal (-4,3%), calçados e couro (-4,7%), produtos têxteis (-4,2%) e máquinas e equipamentos (-2,2%), entre outros.

Na contramão, as principais influências positivas sobre a média da indústria foram observados nos setores de borracha e plástico (4,8%), meios de transporte (0,9%) e produtos químicos (1,4%).

De janeiro a setembro, o emprego industrial, que mostrou queda de 0,9%, manteve a mesma tendência em 11 dos 14 locais e em 11 dos 18 setores, com destaques para a região Nordeste (-4,6%) e para os setores de calçados e couro (-5,3%) e vestuário (-3,1%), entre outros.

Na contramão, entre os que tiveram resultados positivos estão Santa Catarina (1,0%) e Paraná (0,5%). Quanto aos setores, os de alimentos e bebidas (1,5%) e de borracha e plástico (3,1%) registraram as principais influências positivas.

Número de horas pagas e salários
O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria caiu 0,6% em relação ao mês anterior, a quinta taxa negativa consecutiva, acumulando nesse período perda de 2,8%. Na comparação anual, o número de horas pagas recuou 1,5%, quarto resultado negativo seguido.

Nas comparações contra iguais períodos do ano anterior, o total do número de horas pagas recuou tanto no fechamento do terceiro trimestre de 2013 (-1,2%), como no índice acumulado dos nove meses do ano (-1,0%). No acumulado nos últimos 12 meses, o índice recuou 1,0%.

O número de horas pagas caiu 1,5% frente a setembro de 2012, com taxas negativas em dez dos 14 locais e em 14 dos 18 ramos.

Em setembro, o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria ajustado sazonalmente subiu 1,6% sobre o mês anterior, com destaque para a alta de 8,5% registrada pelo setor extrativo.

Na comparação com o igual mês do ano anterior, o valor da folha de pagamento real cresceu 2,5% em setembro, após apontar variação nula (0,0%) em agosto. No ano, o aumento foi de 2,5% e, em 12 meses, de 3,8%.

Reportar Erro
Dr Canela
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Maior segue sendo cartão de credito
Economia
Ferramenta do BC bloqueia 6.879 tentativas de abertura de conta falsa
Maior segue sendo cartão de credito
Economia
Cartão de crédito lidera endividamento em Campo Grande, atingindo 68% das famílias
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Receita Federal
Economia
Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
Energisa oferecerá oportunidade de renegociação
Economia
Consumidores da Capital terão 'Campanha Nome Limpo' para quitar contas de luz em atraso
Economia teve bons resultados
Economia
Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre
Foto: Adobe Stock
Economia
Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro
Conta de energia ficará mais barata em dezembro, mas uso pode aumentar nas férias
Economia
Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias
Todo o material técnico da pesquisa estará disponível aos lojistas para apoiar o planejamento do período natalino.
Economia
Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões
Evento acontece no Rio de Janeiro
Economia
Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Mais Lidas

Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica