Uma pesquisa realizada pela Serasa revelou que, quando o assunto é dinheiro, até as amizades mais sólidas podem enfrentar turbulências.
Segundo o levantamento, 61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo. Apesar da disposição em ajudar, os dados mostram que a mistura entre finanças e amizade muitas vezes resulta em frustrações e até rompimentos.
O estudo, conduzido entre 24 de junho e 7 de julho pelo Instituto Opinion Box, ouviu 909 pessoas de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil.
O levantamento mostrou que 82% dos entrevistados já emprestaram dinheiro a um amigo, enquanto 67% admitiram já ter pedido ajuda financeira a alguém próximo.
Mais do que isso, 30% chegaram a contrair empréstimos bancários para socorrer um amigo, uma atitude que, para muitos, acabou tendo consequências negativas: 40% ficaram com o nome sujo por causa disso.
Ainda de acordo com a pesquisa, a questão financeira já causou o afastamento de 31% dos entrevistados em relação a amigos.
"Os dados mostram que a amizade continua sendo uma rede de apoio importante para os brasileiros, inclusive nas finanças. Ao mesmo tempo, revelam como a falta de planejamento pode transformar boas intenções em conflitos", explicou Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira.
A pesquisa também destacou que 57,5% dos brasileiros acreditam que dinheiro e amizade não combinam, mesmo que os laços sociais estejam presentes nas decisões econômicas do dia a dia.
Prova disso é que 67% já compraram algo por influência de amigos e 43% compartilham entre si promoções, cupons de desconto e dicas de economia.
Apesar da aparente intimidade, falar sobre finanças ainda é um tabu. Cerca de 59% dos entrevistados confessaram esconder dívidas ou problemas financeiros de amigos por vergonha.
E isso pode atrapalhar até nas situações cotidianas, como reuniões e saídas em grupo: apenas 33% dizem dividir os gastos de maneira justa com frequência, e 9% afirmam que sempre há alguém que paga mais, o que gera desconforto.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ferramenta do BC bloqueia 6.879 tentativas de abertura de conta falsa

Cartão de crédito lidera endividamento em Campo Grande, atingindo 68% das famílias

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Consumidores da Capital terão 'Campanha Nome Limpo' para quitar contas de luz em atraso

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro

Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias

Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões


Imagem de dinheiro (Marcello Casal JrAgência Brasil)



