Menu
Menu
Busca domingo, 15 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Economia

Novo Código Florestal ameaça o Pantanal, avalia Ecoa

26 maio 2011 - 09h11Arquivo

A regra prevista no novo Código Florestal aprovado pela Câmara Federal na noite de terça-feira poderá trazer graves consequências para o Pantanal, na avaliação do diretor executivo do grupo Ecoa (Ecologia e Ação), biólogo Alcides Faria.

Segundo ele, sem a proteção que existe hoje, as encostas dos rios o processo de infiltração das águas sofrerá modificações e isso vai alterar o ciclo de cheias e secas na planície pantaneira.

- É com grande tristeza que vi a aprovação desse Código Florestal, porque além da questão ambiental ele traz um grande equívoco econômico também, pois sem a proteção das encostas a probabilidade de desastres é maior - afirma o diretor de uma das ONG mais tradicionais de Mato Grosso do Sul.

Farias lamenta ainda, que o novo Código Florestal incentiva o crime, na medida em que anistia os desmatadores. Para o ambientalista, a esperança é que o Senado não aprove o projeto ou então que a lei que cria o Código não seja sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

Para isso, ambientalistas de vários países estão mobilizados e enviando mensagem para o Palácio do Planalto. Até a noite da aprovação da matéria pela Câmara Federal, mais de 100 mil assinaturas já haviam sido anexadas ao manifesto, segundo Alcides Faria.

Na avaliação da assessora de meio ambiente da Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), Janaína Pickler, a situação não é como está sendo apontada pelos ambientalistas. Ela afirma que os produtores rurais não estão trabalhando para não cumprir com a legislação ambiental.

- Eles estão conscientes de que serão mais cobrados para cumprir com as suas obrigações, mas o que eles querem é que as regras sejam plausíveis de serem cumpridas - afirmou.

Janaína disse que uma das maiores preocupações era com relação as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de reserva legal. De acordo com o texto aprovado pelos deputados federais e cuja proposta foi a defendida pela bancada ruralista, com relação a essa questão vale a situação em que se encontrava a área em 2008.

Ou seja, não será necessário fazer interferências para ampliar a reserva legal até os 20% da propriedade definidos na lei. Assim, se em 2008 numa fazenda havia apenas 5% de mata nativa, não será preciso ampliar essa área para se chegar ao que a lei exige.

- Isso é importante para as pequenas propriedades rurais que possuem até quatro módulos, que varia de 40 a 100 hectares, dependendo do município - declarou Pickler.

Segundo a assessora da Famasul, cerca de 70% das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul se enquadram nessa faixa (quatro módulos). Ela explica que esse detalhe é importante para estados como o Mato Grosso do Sul, em que muitas propriedades são cortadas por rios.

Janaína destaca ainda, que o Código Florestal aprovado faz distinção entre áreas rurais e urbanas. E nesse último caso, as regras de proteção das encostas dos rios serão definidas pelas leis orgânicas dos municípios.

- Existe um capítulo no Código específico sobre isso - diz ela.

A expectativa dos ruralistas agora é com relação ao posicionamento dos senadores e da presidente Dilma Rousseff.

Com informações de O Globo.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cartão do Bolsa Família
Economia
Pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás de junho começa dia 16
O grupo alimentação e bebidas puxou a inflação neste ano
Economia
Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas
Edição de junho do Café com Negócios discute futuro das empresas familiares na Capital
Economia
Edição de junho do Café com Negócios discute futuro das empresas familiares na Capital
Foto: Sebrae
Economia
Sebrae lança 'Movimento de Rua' em Campo Grande e Dourados
Foto: Divulgação
Economia
Queda do ICMS com gás boliviano preocupa o Estado
Mamão cai de preço em MS, mas frio encarece quiabo e abobrinha
Economia
Mamão cai de preço em MS, mas frio encarece quiabo e abobrinha
Inflação se mantém estável
Economia
Inflação oficial recua para 0,26% em maio deste ano, diz IBGE
Foto: Rovena Rosa
Economia
Petrobras abaixa os preços, mas postos não reduzem ao consumidor na Capital
Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 384 milhões no comércio de MS
Economia
Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 384 milhões no comércio de MS
Fernando Haddad
Economia
Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

Mais Lidas

Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
Polícia
Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
Viatura Polícia Militar
Justiça
Policial militar é condenado por atirar nas costas de contrabandista em Mundo Novo
Caminhão invade a preferencial, atropela e mata casal de jovens em Sidrolândia
Polícia
Caminhão invade a preferencial, atropela e mata casal de jovens em Sidrolândia
Mãe chega do trabalho e encontra filha de 10 anos morta a facadas dentro de casa
Polícia
Mãe chega do trabalho e encontra filha de 10 anos morta a facadas dentro de casa