Menu
Menu
Busca quarta, 18 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Economia

Comércio na fronteira terá liberação "meia boca"

O novo acordo permitirá que os brasileiros façam compras on-line em negócios na fronteira com o Paraguai de até US $ 500 sem impostos

15 setembro 2020 - 13h25Brenda Assis, com informações ABC Color    atualizado em 15/09/2020 às 14h08

O governo paraguaio confirmou a elaboração de protocolos sanitários e comerciais com o governo brasileiro para a reabertura da fronteira e também do comércio entre os dois países. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15) pelo ministro da Saúde, Júlio Mazzoleni, que afirmou que o período de permanência não poderá exceder o prazo de 24 horas.

Segundo o ministro da Saúde, o controle do trânsito de paraguaios e brasileiros será feito pelo Departamento de Migração. O documento está em fase final e será analisado por outras agências e o chefe do MSP espera que isso aconteça “o mais rápido possível”.

Mazzoleni explicou nesta, em entrevista coletiva, que o protocolo sanitário apresentado ao Presidente da República propõe a liberação de espaços de fronteira para o comércio para que as pessoas façam suas compras nos dois países.

Isso seria permitido após um censo especial e a aplicação de sistemas de controle de tecnologia com a supervisão da Direção Nacional de Migração. Além disso, Mazzoleni indicou que nenhuma pessoa com teste positivo para COVID em um período de 14 dias poderá entrar em território paraguaio, o que implica que isso seria recíproco no sentido de que comerciantes brasileiros também poderão entrar no Paraguai.

O Ministro da Saúde indicou que isso faz parte da intenção de reativar o turismo de compras com o país vizinho, que está zerado desde o fechamento da fronteira em março passado. Outros detalhes ainda são desconhecidos, embora o ministro tenha dito que o Presidente da República, Mário Abdo, quer que isso seja aplicado o quanto antes. No entanto, ainda deve haver ajustes nos órgãos de controle que fazem parte dessa iniciativa.

“Não vejo isso tão longe, vejo em curto prazo (a aplicação do protocolo). Existem várias coisas que não dependem apenas da saúde. É do interesse do Presidente que seja dado o mais breve possível”, acrescentou.

A ministra da Indústria e Comércio, Liz Cramer, anunciou também, que as autoridades paraguaias e brasileiras assinarão o memorando de entendimento para a implantação de centros logísticos de fronteira, com o objetivo de reativar o comércio.

O novo acordo permitirá que os brasileiros façam compras on-line em negócios na fronteira com o Paraguai de até US $ 500 sem impostos, valor limite estabelecido pelo Mercosul em acordos anteriores sobre turismo ou regime de bagagem. Os itens comprados seriam retirados dos centros de logística.

Segundo a ministra paraguaia, além de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, o acordo inclui comércios de Ciudad Del Este, Salto Del Guairá, cidade a 20 km de Mundo Novo, também no Mato Grosso do Sul e Encarnación.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Posto de Gasolina
Economia
Governos estaduais negam redução de imposto sobre diesel
Foto: Divulgação
Economia
Exportações industriais de MS batem recorde no 1º bimestre
Contas de energia em atraso podem ser negociadas
Economia
Mais de 200 mil consumidores podem renegociar dívidas de energia em MS
Bets são virais no Brasil
Economia
Receita exigirá declaração de ganhos com bets no Imposto de Renda
Vilão dos campo-grandenses, cartão segue sendo uma dor de cabeça
Economia
Mutirão da Febraban para negociar dívidas com bancos vai até dia 31 de março
Receita Federal
Economia
Receita divulga datas de restituição de IR e 1º lote sai em 29 de maio
Estragos atingiram diversas cidades do país
Economia
Governo libera crédito emergencial para atingidos pelas chuvas
 Nas lojas especializadas, o planejamento começa meses antes da data
Economia
Da vitrine a cozinha: Páscoa vira fonte de renda na Capital
Fernando Haddad
Economia
Economia pode crescer 1% no primeiro trimestre, diz Haddad
Combustível sobe a partir deste sábado
Economia
Governo prioriza abastecimento e segurar preço do diesel, diz Alckmin

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Momento do crime - Foto: Arte / JD1
Polícia
Vídeo mostra execução a tiros e correria generalizada em adega lotada no Jd. Vida Nova
Marcas no corpo da criança - Foto:WhatsApp / JD1
Polícia
Criança é surrada pelo próprio pai; mãe busca proteção na Polícia Civil em Campo Grande