O vereador por Glória de Dourados, Júlio Buguelo, pediu nesta terça-feira (9) a intervenção dos deputados estaduais para mudança na distribuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), aos municípios.
Júlio destacou que a luta é por um rasteio mais justo às pequenas cidades. “As pesquisas mostram que as cidades como Glória de Dourados, que tem 10 mil habitantes, estão sendo prejudicadas e estão sem condições de fazer melhorias, por mais que sejamos muito produtivos”, afirmou o vereador.
O parlamentar explicou que isso de isso se deve à forma de emissão de notas que são emitidas pelas indústrias, que por sua vez ficam localizadas nos grandes centros e que com isso agregam o valor adicionado ao montante que é distribuído pelo ICMS. “Ou seja, por mais que Glória de Dourados detenha 65% da produção da suinocultura ou outra cidade vizinha tenha maior parte da produção de cana, é em Dourados que os produtos são beneficiados e é lá que recebe a maior parte da distribuição do ICMS. Dourados acaba recebendo a maior parte do valor por atender as 35 cidades da macrorregião”, explicou.
Por mais que recebam a maior parte, o vereador disse que as grandes cidades também são prejudicadas, pois são a elas que a população das pequenas cidades recorrem, desde as indústrias, até saúde, emprego e educação. “Dourados também pede socorro. Está ficando catastrófica. O melhor era fortalecer a pequena cidade, melhorando a distribuição do recurso com base na produção primária e por isso peço o apoio de vocês”, sugeriu.
O deputado Eduardo Rocha (MDB), 1º vice-presidente que presidiu a sessão de hoje, agradeceu a visita do vereador e concordou com o parlamentar. “Essa é a preocupação da maioria dos municípios e vamos também lutar por isso junto à bancada federal”, afirmou.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Varejo brasileiro deve crescer 3,66% em 2026, aponta CNC

Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta sexta

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Brasileiros preferem presentes à transferência bancária, aponta pesquisa

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025


Júlio Buguelo, vereador por Glória de Dourados (reprodução)



