Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2019
(67) 99647-9098
Educação

Estudantes da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira

Dos 230 mil estudantes matriculados na REE, 7.8 mil estarão nas unidades do Programa “Escola da Autoria” em tempo integral

18 fevereiro 2019 - 08h15Da redação

Nesta segunda-feira (18),  230 mil alunos, das 366 escolas de Mato Grosso do Sul retornam às aulas na Rede Estadual de Ensino (REE). Com a preparação iniciada ainda em 2018, a Secretaria de Estado de Educação (SED) trabalhou para organizar a compra e distribuição dos kits escolares, merenda e uniformes, além de receber e orientar os profissionais que estarão presentes nas escolas, Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Órgão Central, por meio da formação continuada.

Em 2019, a entrega dos kits escolares (composto por cadernos, lápis, caneta, borracha e régua), bem como os 300 mil uniformes (camisetas), será iniciada já neste mês de fevereiro, com o retorno dos estudantes.
A secretária de Estado de Educação, professora Maria Cecilia Amendola da Motta, enfatizou a atuação do

Governo do Estado, por intermédio da SED, para que nenhum estudante da Rede Estadual fique sem uniforme e material escolar. “O enfoque principal é o desenvolvimento escolar e aprendizagem, capacitando o corpo docente e contribuindo para o aprendizado dos estudantes, assim, atingimos nosso objetivo, que é proporcionar educação de qualidade e referência para todo o Brasil”, declarou.

Escola da Autoria 

Dentre os estudantes que retornam às aulas na segunda-feira, estão os alunos que fazem parte das escolas que ofertam o Ensino em Tempo Integral, as “Escolas da Autoria”. Das 56 unidades presentes no estado, são 29 escolas dedicadas ao ensino fundamental, sendo 12 em Campo Grande e outras 17 no interior de MS, nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Miranda, Jaraguari, Terenos, Corumbá (duas escolas), Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Nova Andradina, Taquarussu, Paranaíba, Cassilândia, Ponta Porã e Três Lagoas.

Houve um crescimento no atendimento do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Em 2018, a REE contava com 16 escolas (11 na capital e 5 escolas no interior), que receberam 4.6 mil estudantes. Em 2019, o número de unidades aumentou de forma significativa, com a adesão de 11 novas unidades ao "Programa Escola da Autoria", sendo 10 no interior e uma em Campo Grande. Ao todo, já são 27 unidades em todo o Mato Grosso do Sul. 

De acordo com secretário adjunto da SED, Edio Castro, a estimativa é de atender uma demanda, este ano, de 7.8 mil alunos do ensino médio nas Escolas da Autoria. Além da capital, com 12 unidades, a Rede Estadual conta com escolas que ofertam o EMTI nos municípios de Maracaju, Corumbá, Naviraí, Ponta Porã, Dourados, Coxim, Bela Vista, Caarapó, Jardim, Amambai, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Camapuã, Anastácio e Cassilândia. 

Implantado em 2015, o "Programa Escola da Autoria" faz parte da proposta de fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral por parte do governo federal, por intermédio do Ministério da Educação (MEC).

pmcg - prestação de contas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Provas do Enade são marcadas para 24 de novembro
Geral
Curso grátis de fotografia é aberto no MIS
Educação
UEMS tem vagas para portadores de diploma
Educação
Governo define regras para ensino domiciliar
Educação
Curso “Levanta Juventude” capacitou mais de cinco mil jovens na capital
Educação
Pais serão avisados, pelo WhatsApp, quando alunos faltarem aula
Política
Bolsonaro exonera Vélez e anuncia Weintraub como sucessor
Educação
Inscrições para o Vale Universidade começam nesta segunda
Educação
Estudantes têm até 10 de abril para pedir isenção da tarifa do Enem
Educação
Comissão criada para avaliar questões do Enem conclui trabalho

Mais Lidas

Polícia
Empresário e funcionário morrem eletrocutados durante trabalho
Justiça
Julgamento de juiz é adiado
Polícia
Motorista é encontrado morto com 14 facadas
Justiça
Ação penal contra Puccinelli é suspensa pelo TRF3