Os deputados estaduais aprovaram nesta quinta-feira (11), em segunda votação, o Projeto de Lei Complementar 9/2019 de autoria do Poder Executivo que altera o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica do Estado.
Com o projeto, o executivo tem intuito de corrigir distorções do estatuto, algumas que já são alvos de interpelações judiciais que questionam ausência de aspectos objetivos para a seleção e convocação do profissional para a docência temporária.
O projeto altera a forma de atribuição da função docente, em caráter temporário, aos profissionais da educação para que seja apenas por intermédio de convocação, mediante submissão prévia a processo seletivo com critérios objetivos, o qual promoverá o banco de reserva. As demais modificações se referem à estrutura administrativa e funcional, como horas atividades, remuneração, férias e incentivo financeiro.
O governo visa também garantir o pagamento em dia dos salários dos professores sul-mato-grossenses e oferecer aos profissionais convocados vantagens próprias dos efetivos, como 12 salários anuais, 13? salário, férias e outros direitos até então exclusivos aos concursados.
A maioria dos parlamentares votou a favor da proposta do executivo, apenas os deputados Capitão Contar (PSL), Antônio Vaz (PRB), Marçal Filho (PSDB), Pedro Kemp (PT), Lucas de Lima (Solidariedade), Professor Rinaldo (PSDB) e Onevan de Matos (PSDB), votaram contra.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Inscrições abertas para professores temporários na Rede Estadual de MS

Com prova em janeiro, Desafio Senai oferece 40 bolsas integrais de cursos de graduação

Retorno das aulas nas escolas estaduais de MS será no dia 9 de fevereiro

UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU

Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025


Apenas sete parlamentares votaram contra a proposta (reprodução)



