O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) concedeu um prazo de cinco dias úteis para que a nova gestão da Prefeitura Municipal de Dourados, liderada pelo prefeito Marçal Filho (PSDB), comprove as adequações no Credenciamento nº 1/2024. O procedimento tem como objetivo a compra de 3.000 vagas em creches e pré-escolas para o ano letivo de 2025, com um valor estimado de R$ 16,5 milhões.
O certame foi suspenso em caráter liminar ainda na gestão anterior, por determinação do conselheiro Flávio Kayatt, devido a apontamentos de irregularidades identificadas pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE-MS. Entre os problemas relatados, estão falhas no planejamento e na elaboração do edital, o que motivou a paralisação do processo até a correção das inconsistências.
O conselheiro Flávio Kayatt destacou que as falhas comprometem a isonomia do procedimento e poderia impactar os direitos das crianças, como o acesso a transporte e alimentação escolar adequados.
Nova gestão busca solucionar pendências
Com a mudança na administração municipal, a responsabilidade pelas correções passou para o atual secretário de Educação, José Vicente Tardivo. A nova gestão recebeu do TCE-MS o prazo para apresentar as adequações exigidas e possibilitar a continuidade do credenciamento.
Nas redes sociais, o prefeito Marçal Filho comentou recentemente sobre os esforços para destravar a contratação das vagas, considerando a proximidade do início do ano letivo de 2025. Ele ressaltou a importância de regularizar o processo para atender à demanda crescente por creches e pré-escolas no município.
Agora, cabe à administração municipal ajustar os pontos críticos indicados pelo tribunal, garantindo que o certame atenda às exigências legais e técnicas. Caso as correções sejam devidamente comprovadas, o processo poderá ser retomado, possibilitando o início das contratações e a oferta das vagas planejadas para esse ano.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo vai criar 8,6 mil cargos de professores e técnicos em educação

Secretário Hélio Daher recebe prêmio "Ordem Nacional do Mérito Educativo", em Brasília

Prefeitura inicia matrículas e rematrículas da REME para 2026

Bioparque Pantanal realiza "Dia D" com atividades de combate à dengue em parceria com a SES

Ministério da Educação convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES

Ano letivo começará na primeira semana de fevereiro nas escolas municipais em 2026

Estado convoca estudantes do cadastro reserva do 'MS Supera'

Gabarito oficial do Enem sai na quinta-feira

Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento


Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS (Foto: Mary Vasques)



