O curso de medicina em três universidades de Mato Grosso do Sul foram bem avaliados e tiveram conceito máximo na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, que no geral, avaliou 351 cursos de medicina em todo o país.
As universidades federais de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas apresentaram conceito 5, considerada a maior nota. A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) teve conceito 4, enquanto Anhanguera UNIDERP, na Capital, e Unicesumar, em Corumbá, tiveram conceito 2.
A partir da publicação dos dados, os cursos com nota insatisfatória e que pertencem ao Sistema Federal de Ensino, que inclui as universidades federais e as instituições privadas, passarão por um processo de supervisão em que podem ser adotadas medidas cautelares.
As sanções, de acordo com o MEC, serão escalonadas e podem prever desde a redução de vagas até a suspensão de oferta via FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). As medidas cautelares serão aplicadas conforme o desempenho do curso.
"Quanto maior o risco ou ameaça ao interesse público, mais graves serão as medidas adotadas", informou o MEC.
Após a publicação dos resultados no Diário Oficial da União, esses 99 cursos terão 30 dias para apresentar a defesa ao MEC, antes que as sanções entrem em vigor. Após o prazo, as medidas valerão até a próxima aplicação do Enamed, prevista para outubro de 2026.
Criado em abril de 2025, o Enamed é a adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes para estudantes concluintes do curso de medicina, com o objetivo de avaliar a formação médica no Brasil.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MEC abre inscrições do Sisu 2026 com critérios ampliados

Hélio Daher projeta crescimento da educação profissional em 2026

Universidade Federal de MS oferta 3,2 mil vagas no SISU

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

Inep divulga notas individuais do Enem 2025 nesta sexta-feira

Inscrições para mestrado do IFMS terminam nesta quinta-feira

Prazo para complementar inscrições postergadas do FIES começa hoje

Com inscrições abrindo na próxima semana, UEMS oferta 1.284 vagas no SISU 2026

IFMS abre vagas para especialização em docência profissional


Campus da UFMS em Campo Grande (Divulgação/UFMS)


