Figueirão ficou em quinto lugar no Índice de Qualidade da Educação (IQE) do Mato Grosso do Sul. O resultado reflete o trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Educação, das escolas e dos profissionais da área, com foco em estratégias pedagógicas e no aprimoramento do processo de aprendizagem.
A rede pública municipal tem se consolidado como referência no estado. Segundo o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Pascoal Barbosa Amorim de Lima, o acompanhamento contínuo da evolução dos estudantes e a participação ativa de educadores e gestores são fatores que contribuíram para esse resultado. "A avaliação estadual serve como termômetro para os avanços da educação sul-mato-grossense e ajuda a nortear ações futuras. Em Figueirão, o desempenho alcançado é um incentivo para seguir investindo em práticas pedagógicas inovadoras e sustentáveis, com foco no protagonismo dos alunos e no fortalecimento das competências essenciais para o século XXI".
Para o secretário, o IQE serve como referência para orientar futuras ações e reforça a necessidade de manter o investimento em práticas pedagógicas com foco nos alunos e no desenvolvimento de competências essenciais.
A diretora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Acedriana Vogel, destaca a diversificação das ações de melhoria como fator decisivo. Segundo ela, o desempenho de Figueirão demonstra que a organização da rede e o trabalho integrado entre professores e gestores são fundamentais.
Desde 2021, o município utiliza o sistema de ensino da Aprende Brasil Educação, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O modelo inclui livros didáticos integrados, assessoria pedagógica, formações para professores, avaliações regulares (como o Hábile e o Sondar) e o Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil (Simeb).
Com menos de quatro mil habitantes, segundo o IBGE, Figueirão tem investido em políticas públicas educacionais de longo prazo. As iniciativas priorizam o uso de dados na tomada de decisões, a personalização do ensino e a qualificação da aprendizagem desde os primeiros anos.JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU

Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025

Pela primeira vez, escolas públicas de MS participam do Festival Regional de Robótica

IFMS abre 1.665 vagas em cursos técnicos gratuitos em 17 municípios

Vestibular da UEMS acontece neste domingo em 20 cidades de MS


Foto: Divulgação/Envato 




