O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu nesta sexta-feira (15) que o rascunho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá linhas, como de costume, e que haverá espaço suficiente na prova para os cálculos matemáticos.
Essas questões causaram preocupação em estudantes desde que o Inep anunciou medidas para economizar papel na impressão do exame. No último dia 11, o Inep anunciou que a prova terá uma nova diagramação e que a medida eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunho personalizadas.
Estudantes reagiram à mudança nas redes sociais e defenderam a manutenção das linhas no rascunho da redação. "Enem sem pauta no rascunho de redação não dá, não temos noção do tamanho do texto e só temos uma chance na folha definitiva. Essa remoção afeta, gravemente, nosso desempenho e, com isso, todo um ano de estudo e dedicação", disse um internauta pelo Twitter.
Nesta sexta-feira, o Inep tranquilizou os estudantes que prestarão o exame: "Não há motivos para preocupações. O rascunho da redação, como já de costume, terá linhas. Ele ficará ao final do Caderno de Questões entregue no primeiro dia de prova."
A autarquia acrescentou que uma das novidades sobre o Enem 2019 está no segundo dia do exame, em que não haverá mais uma folha de rascunho avulsa para cálculos matemáticos. "Esse espaço, entretanto, estará disponível na última página do caderno de questões", garantiu.
Enem
Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Fundação Manoel de Barros premia vencedores do 9º Concurso de Redação em Dourados

Em escola pública da Capital, água do ar-condicionado cultiva alimentos e consciência ambiental

Pedido de reaplicação do Enem 2025 começa nesta segunda

Governo vai criar 8,6 mil cargos de professores e técnicos em educação

Secretário Hélio Daher recebe prêmio "Ordem Nacional do Mérito Educativo", em Brasília

Prefeitura inicia matrículas e rematrículas da REME para 2026

Bioparque Pantanal realiza "Dia D" com atividades de combate à dengue em parceria com a SES

Ministério da Educação convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES

Ano letivo começará na primeira semana de fevereiro nas escolas municipais em 2026


Neste ano, o Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro (Wilson Dias)



