Menu
Menu
Busca segunda, 14 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Educação

Governo quer estimular educação profissionalizante no ensino médio, diz ministro

Congresso deve apreciar nova proposta para esta etapa ainda este ano

19 setembro 2023 - 15h39Brenda Leitte, com Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, informou nesta terça-feira (19), que o Governo pretende expandir a oferta de ensino profissionalizante no país a partir de mudanças no ensino médio. Santana espera que as alterações nesta etapa de ensino sejam apreciadas pelo Congresso Nacional ainda em 2023.

A proposta que será apresentada pelo governo foi construída após consulta pública. “A ideia era construir uma proposta que fosse consensual, que buscasse reunir todos os questionamentos ou melhorias que as entidades e os setores desejariam para o ensino médio”, ressaltou o ministro, ao participar do 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação.

O modelo de ensino médio que começou a vigorar no ano passado havia sido aprovado em 2017. No entanto, as mudanças no currículo foram alvo de diversas críticas, especialmente das entidades estudantis e de professores. O governo abriu, então, uma consulta em que foram ouvidos mais de 130 mil alunos, além de entidades de classe e governos estaduais, para reformular a política.

“Ensino profissionalizante. Para mim, uma das melhores opções para o ensino médio é garantir, não só uma escola em tempo integral, mas uma capacitação, uma formação para esse jovem”, enfatizou Santana. “Outra grande mudança é a mudança nos itinerários. Nós estamos chamando agora de percursos. Eles vão ser mais restritos, vão ser decididos pelo Conselho Nacional de Educação”, acrescentou o ministro.

O currículo que entrou em vigor no ano passado reduz a obrigatoriedade de algumas disciplinas e cria itinerários que permitem que os alunos se aprofundem nos temas de interesse. Entre as opções, está a ênfase em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou no ensino técnico. A oferta de itinerários, entretanto, depende da capacidade das redes de ensino e das escolas.

As alterações devem entrar em vigor em 2025. De acordo com o ministro, esse prazo atende a pedido dos governos estaduais. “O que os estados, que é quem executa a política na ponta, colocaram é que é preciso um momento de transição, até para preparar a rede”, destacou.

Para Santana, há problemas no currículo atual que precisam de ajustes. “Há alguma coisa errada no ensino médio. Segundo o último censo escolar, mais de 13% dos alunos do primeiro ano do ensino médio abandonaram a escola. E o período de maior evasão escolar é o ensino médio. Muitas vezes, o jovem tem que trabalhar para ajudar a família. A ideia é que a gente possa ter o melhor ensino médio para atrair o jovem, garantir a sua permanência”, disse.

Política de bolsas

Junto com as mudanças no ensino médio, o governo se prepara para lançar uma política de bolsas para os estudantes secundaristas. Parte do valor seria repassada mensalmente aos alunos, e o restante, depositado em uma espécie de poupança, para ser sacada quando o jovem concluir os estudos, informou Santana.

O ministro disse que espera enviar este projeto de lei ao Congresso Nacional até o fim do mês. A proposta já foi aprovada previamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e passa, no momento, por ajustes, especialmente para se adequar ao orçamento disponível. “Ou dar uma bolsa maior para mais gente, ou uma bolsa maior para menos [gente]. Estamos nessa definição. Tanto que não posso dizer qual é o valor ou o público atingido”, explicou.

Mudanças no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também deverá entrar em reformulação a partir do ano que vem, para que as mudanças passem a valer a partir de 2025. Segundo o ministro, as discussões devem ocorrer dentro dos debates do Plano Nacional de Educação (PNE), que elabora as diretrizes da área a cada dez anos.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acadêmicos no campus da universidade
Educação
Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre
Divulgação/Fundect
Educação
Fundect oferta 1.000 bolsas de Iniciação Científica para estudantes do ensino médio
Diploma de papel não irá mais valer; confira
Educação
Diploma de papel não irá mais valer; confira
Presídio em Mato Grosso do Sul
Justiça
Projeto nacional de educação por meio do cinema chega a presídios de Campo Grande
Foto: MEC
Educação
Governo Federal institui programa de educação financeira no ensino básico
 Foto: Luana Silva/g1
Educação
Confira o resultado da primeira chamada do Prouni do 2º semestre de 2025
Enem dos Concursos pode ser suspenso
Educação
Ministério Público pede suspensão do 'Enem dos Concursos' por falhas nas cotas
Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho
Educação
Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho
Capital sedia Audiência Pública sobre futuro da educação com presença de Tabata Amaral
Educação
Capital sedia Audiência Pública sobre futuro da educação com presença de Tabata Amaral
Fim de semana em Campo Grande tem festas julinas e tributos musicais; confira
Fim de Semana
Fim de semana em Campo Grande tem festas julinas e tributos musicais; confira

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é estuprada por motorista de ônibus em Campo Grande
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Polícia
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
JD1TV: Guarda municipal é filmado espancando jovem amarrado em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Guarda municipal é filmado espancando jovem amarrado em Campo Grande