O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 290 vagas em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) nas áreas de Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de Ensino de Ciências e Matemática, com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2026.
As oportunidades são presenciais e estão distribuídas nos campi Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O prazo de inscrição varia conforme o curso. Para Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, os interessados podem se inscrever até domingo (25). Já para o curso de Ensino de Ciências e Matemática, o prazo segue até o dia (31).
A seleção ocorre por meio de três editais disponíveis na Central de Seleção do IFMS. Os editais nº 087/2025 e nº 088/2025 tratam do curso de Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ofertado nos campi Corumbá, Naviraí, Três Lagoas, Campo Grande, Nova Andradina e Ponta Porã. O edital nº 089/2025 é destinado ao curso de Ensino de Ciências e Matemática, oferecido em Campo Grande.
O processo seletivo será feito por sorteio eletrônico nos campi Campo Grande, Nova Andradina e Ponta Porã. Em Corumbá, Naviraí e Três Lagoas, a seleção ocorrerá por análise do Currículo Lattes, considerando a área de formação, a atuação profissional e a produção acadêmica dos candidatos.
O curso de Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica oferece 240 vagas, sendo 40 em cada campus, e é voltado a portadores de diploma de nível superior em qualquer área.
A carga horária é de 360 horas, acrescidas de 60 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com duração entre 12 e 18 meses, conforme o campus. As aulas presenciais têm início previsto a partir de março de 2026.
Já a especialização em Ensino de Ciências e Matemática conta com 50 vagas, é presencial e destinada a candidatos com diploma de graduação em Ciências, Matemática ou Pedagogia, com prioridade para licenciados que atuam na educação básica. O curso tem carga horária de 360 horas, além de 40 horas para o TCC, e duração estimada entre 18 e 24 meses.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo recompõe orçamento para educação e ciência

Governo federal define regras para universidades comunitárias no país

Curso de medicina é bem-conceituado em três universidades de Mato Grosso do Sul

MEC abre inscrições do Sisu 2026 com critérios ampliados

Hélio Daher projeta crescimento da educação profissional em 2026

Universidade Federal de MS oferta 3,2 mil vagas no SISU

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

Inep divulga notas individuais do Enem 2025 nesta sexta-feira

Inscrições para mestrado do IFMS terminam nesta quinta-feira


IFMS 



